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Johann Mattheson e o ideal do músico perfeito
Mônica Lucas
Per Musi Belo Horizonte n. 35, p. 100-123, 2016
Belo Horizonte 2016
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Título:
Johann Mattheson e o ideal do músico perfeito
Autor:
Mônica Lucas
Assuntos:
Mattheson, Johann 1681-1764
;
MÚSICA -- SÉCULO 17 SÉCULO 18 -- ALEMANHA
;
TEORIA MUSICAL
;
COMPOSIÇÃO MUSICAL
;
RETÓRICA
;
POÉTICA
;
Der vollkommene Capellmeister = O mestre-de-capela perfeito (livro)
;
Retórica Musical Em Johann Mattheson
;
Ideal Do Músico Perfeito
;
Musica Poetica No Séc. Xviii
É parte de:
Per Musi Belo Horizonte n. 35, p. 100-123, 2016
Notas:
Disponível em: https://doi.org/10.1590/permusi20163506. Acesso em: 21 maio 2021
Descrição:
O Der Vollkommene Capellmeister ("O mestre-de-capela Perfeito") é o último escrito musical de Johann Mattheson (1671-1764) e, sem dúvida, sua obra mais ambiciosa. Ela representa o mais importante dos escritos pertencentes ao gênero de preceptivas musicais conhecidas como Musica Poetica - um conjunto de tratados surgidos entre os sécs. XVI e XVIII que faz uso sistemático de conceitos oriundos da instituição oratória para descrever os elementos da composição e da actio musical. Neste texto discorrer-se-á sobre a noção do músico-orador perfeito. Inicialmente, será examinada a maneira como Mattheson se representa em sua autobiografia, não como sujeito individual, mas como tipo cortesão humanista, cristão, luterano, propondo uma leitura da mesma a partir do universo poético-retórico. Nesta parte, será possível definir também o tipo constituído pelos destinatários da obra. Com isto, será possível evidenciar como o autor alemão emula lugares-comuns já apresentados em retóricas latinas, em especial o De Oratore ciceroniano e a Institutio Oratoria, de Quintiliano ao definir o mestre-de-capela perfeito. Finalmente, serão examinados lugares-comuns diretamente ligados à ideia do músico perfeito: a possibilidade de se atingir a perfeição, os requisitos para alcançá-la, assim como a contribuição da natureza e da arte para esta tarefa e a importância de conhecimentos extrínsecos à técnica musical para se atingir este ideal
Editor:
Belo Horizonte
Data de criação/publicação:
2016
Formato:
p. 100-123.
Idioma:
Português
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