skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil – Leitura resultados e perspectivas

Rodrigo Travitzki Ocimar Munhoz Alavarse; Douglas de Rizzo Meneghetti; Érica Maria de Toledo Catalani

Estudos em Avaliação Educacional São Paulo v. 31, n. 78, p. 525–553, set./dez. 2020

São Paulo, SP 2020

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil – Leitura resultados e perspectivas
  • Autor: Rodrigo Travitzki
  • Ocimar Munhoz Alavarse; Douglas de Rizzo Meneghetti; Érica Maria de Toledo Catalani
  • Assuntos: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
  • É parte de: Estudos em Avaliação Educacional São Paulo v. 31, n. 78, p. 525–553, set./dez. 2020
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.7216. Acesso em: 26 out. 2022
  • Descrição: Este artigo descreve um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) da Provinha Brasil – Leitura, com base na Teoria da Resposta ao Item. Detalham-se o funcionamento e o desenvolvimento do algoritmo. O TAI foi aplicado com o uso de tablets a 1.983 alunos dos 1o e 2o anos do ensino fundamental, em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os resultados confirmam a qualidade dos itens da Provinha Brasil, do trabalho realizado nas escolas e, sobretudo, do TAI. Em relação à gestão do tempo de prova, conclui-se que há uma associação positiva entre proficiência e tempo, mas só até certo ponto; os alunos tendem a demorar mais nos itens mais difíceis; essa tendência é mais intensa nos alunos mais proficientes, confirmando a hipótese de que eles tendem a gerir melhor o tempo de prova.
  • Editor: São Paulo, SP
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 525-553.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.