skip to main content

Uma revisão sistemática sobre o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020)

Carla da Silva Santana Valéria Meirelles Carril Elui; Regina Yoneko Dakuzaku Carretta

Revista de Educação do COGEIME São Paulo v. 22, n. 42, p. 53-69, 2013

São Paulo 2013

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 2506272 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Uma revisão sistemática sobre o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020)
  • Autor: Carla da Silva Santana
  • Valéria Meirelles Carril Elui; Regina Yoneko Dakuzaku Carretta
  • Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL; EDUCAÇÃO -- BRASIL; PESQUISA BIBLIOGRÁFICA (MÉTODOS)
  • É parte de: Revista de Educação do COGEIME São Paulo v. 22, n. 42, p. 53-69, 2013
  • Descrição: O Plano Nacional de Educação (PNE), como proposta da sociedade brasileira para a educação, estabelece vinte metas educacionais que o País deverá atingir no prazo de dez anos. Diante do importante debate em toda a sociedade civil e da relevância da produção científica acadêmica em torno deste tema, desenvolvemos este estudo de revisão sistemática de literatura que buscou identificar a produção científica que abordava esta temática em periódicos científicos. A pesquisa foi realizada nas bases de dados SciELO, EBSCOhost e Google Acadêmico com as palavras-chave: “Plano Nacional de Educação”, “Plan Brasileño para la Educación” e “Brazilian National Plan of Education”. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, obtivemos um total de dezenove artigos científicos que foram lidos e descritos a partir das categorias “políticas públicas e o Plano Nacional de Educação - PNE 2011-2020”; “Formação, educação e valorização do magistério público”; “educação superior e a pós- -graduação no PNE” e “Políticas para a inclusão e diversidade no novo PNE”. Os resultados do estudo apontam os avanços em vários pontos do novo Plano, tais como, a valorização dos professores da educação básica, formação em pós-graduação de 50% desses profissionais, equiparação do rendimento médio dos profissionais com mesma escolaridade; o incremento do investimento oriundo do PIB e a criação do Fórum Nacional de Educação para controle social e acompanhamento do PNE. Porém há muitos desafios, como a avaliação e o acompanhamento contínuo deste novo plano, além da articulação entre os entes federativos e o controle pela sociedade
    El Plan Nacional de Educación (PNE), tal como propuesta de la sociedad brasileña para la educación, establece veinte metas educativas que el país debe alcanzar en diez años. Dado el importante debate en la sociedad civil y la relevancia de la producción científica académica en torno a este tema, desarrollamos un estudio de revisión sistemática de la literatura dirigida a la identificación de la literatura científica que aborda este tema en las revistas científicas. La encuesta se realizó en las bases de datos SciELO, EBSCOhost y Google Scholar con las palabras clave: “ Plano Nacional de Educação”, “Plan Brasileño para la Educación” y “Brazilian National Plan of Education.” Aplicados los criterios de inclusión y exclusión, se obtuvo un total de 19 artículos que han sido leídos y descritos a partir de las categorías de “políticas públicas y el Plan Nacional de Educación - PNE 2011-2020”; “Formación, educación y apreciación de la enseñanza pública”; “La educación superior y de postgrado en el PNE” y “Políticas para la inclusión y la diversidad en el nuevo PNE.” Los resultados del estudio indican que los avances en varios puntos del nuevo plan, como la apreciación de los maestros de educación básica, la formación de postgrado en el 50% de estos profesionales, la equiparación del ingreso promedio de los profesionales con la misma educación; el incremento de la inversión procedente del PIB y la creación del Foro Nacional de Educación para el control social y el seguimiento del PNE. Pero hay muchos retos, como la evaluación y el seguimiento permanente de este nuevo plan, además de la coordinación entre las entidades federativas y de control de la sociedad
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 53-69.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.