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Caracterizando a dinâmica de treino por simulação mental: aspectos teóricos, comportamentais e eletrofisiológicos

Camargo, Patricia Silva De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2023-11-07

Acesso online

  • Título:
    Caracterizando a dinâmica de treino por simulação mental: aspectos teóricos, comportamentais e eletrofisiológicos
  • Autor: Camargo, Patricia Silva De
  • Orientador: Helene, André Frazão
  • Assuntos: Aprendizagem Implícita; Simulação Mental; P300; Treino Imaginativo; Estrutura Probabilística; Erps; Imagery; Imagery Training; Mental Simulation; Probabilistic Structure; Implicit Learning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O aprendizado de sequências em uma tarefa sensório-motora pode ser previsto pela estrutura de encadeamento de eventos unitários, descritos através de uma abordagem baseada na introdução de processos estocásticos conduzidos por modelos de árvores de contexto. Isso se torna possível dada a relação entre sequências de estímulos e processos estocásticos associados com o seu processamento, a ação motora decorrente deste e as consequências sensoriais desta ação, o que permite, inclusive a reconstrução das árvores a partir da análise da atividade cortical ou do desempenho motor observado. Uma abordagem avaliativa que pode auxiliar no aperfeiçoamento de habilidades motoras, em consequência da geração de aspectos visuais e cinestésicos do movimento sem a ação per se desta é o treino imaginativo por meio de uma prática imaginativa ou simulação mental, que prescinde da integridade de aferências e eferências para ser executado e que pode manter, ao menos centralmente, atividade compatível com aquela esperada para condições reais de execução motora. O objetivo do estudo é avaliar o impacto do treinamento por meio de simulação mental para a aquisição de sequências motoras definidas por uma árvore de contexto, do impacto neural mensurável associado ao desempenho imaginativo e de sua possível aplicação terapêutica na clínica. Foram coletados os dados iniciais referentes à observação do impacto da estrutura probabilística definida por uma árvore de contexto no desempenho dos voluntários em condições imaginativas. Participaram desse primeiro estudo 20 voluntários saudáveis, que foram distribuídos em grupo de execução motora (n=10) e grupo de simulação mental (n=10). Foram submetidos às avaliações: Inventário de Dominância Lateral de Edimburgo e Questionário de Imagética Motora Cinestésica e Visual. O experimento consistiu em uma apresentação de 750 estímulos auditivos seguindo uma estrutura de eventos sequenciais baseada em uma árvore de contexto. Foi pedido para o voluntário realizar uma tarefa de toque de dedos ao ouvir um número (1, 2 ou 3), em que o grupo de execução motora deveria realizar a ação e o de simulação mental apenas imaginar a realização da ação. Para a análise dos tempos de reação foi aplicada uma Análise de Variâncias (ANOVA) univariada GLM adequada para uma distribuição de Poisson, seguida de um teste post-hoc de Tukey para comparações múltiplas. Os resultados demonstraram uma compatibilidade significativa da estrutura probabilística na condição de simulação mental quando comparada à execução real da ação, em que o efeito de aprendizagem da sequência probabilística foi mais compatível com a estrutura definida pela árvore de contexto. Para o segundo estudo, a mesma tarefa de tempo de reação serial com a utilização de EEG foi realizada em um total de 18 indivíduos saudáveis divididos em grupo de execução motora (n=9) e simulação mental (n=9). Para a análise dos potenciais evocados foi realizado um teste t pareado, seguido de permutação (p<0,05) e FDR (False Discovery Rate) para comparações múltiplas. Foi encontrada a presença dos potenciais P200 e P300 nos canais F3, Fz e FC2 para as comparações das probabilidades de ocorrência dos estímulos nos grupos de execução motora e simulação mental demonstrando uma possível compatibilidade com a árvore de contexto utilizada para ambos os grupos.
  • DOI: 10.11606/T.47.2023.tde-13032024-094106
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2023-11-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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