skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências entre 1997 e 2007

Santos, Priscilla Carmona Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2010-04-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências entre 1997 e 2007
  • Autor: Santos, Priscilla Carmona Dos
  • Orientador: Arroio, Agnaldo
  • Assuntos: Ciências Educação E Ensino; Recursos Audiovisuais; Audiovisual Resources; Science Education And Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização de recursos audiovisuais e o ensino de Ciências, observando as diferentes formas de aplicação na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, produzida nas últimas décadas de forma significativa. Foram analisados os trabalhos publicados nos ENPECs (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), no período de 1997 a 2007, em que o uso de recursos audiovisuais é abordado no ensino em Ciências. Os trabalhos foram selecionados a partir de seus resumos e busca por palavras-chave para refinar a pesquisa. A partir da seleção, os mesmos foram categorizados em função dos seguintes aspectos: ano de publicação, região brasileira de produção da pesquisa, instituição acadêmica, nível escolar abrangido no estudo, área de conteúdo do currículo escolar e foco temático de estudo. Foram realizadas leituras dos textos a fim de se organizar os resultados e elaborar tabelas para tratamento de dados e análise das informações. Como próxima etapa, foi realizado um aprofundamento dos artigos que abordavam a utilização de programas televisivos ou filmes, seja exibidos no cinema ou em sala de aula através de um vídeo. Durante o levantamento geral dos artigos, foi observado se os autores faziam uso de referenciais teóricos quando descreviam as atividades com recursos audiovisuais. As referências mais citadas foram selecionadas e os autores descritos, de acordo com suas obras e foco de estudo. Para finalizar a pesquisa, as conclusões foram realizadas com base nos dados coletados e bibliografias consultadas. Concluiu-se que ocorreu um aumento de trabalhos relacionados ao tema no decorrer dos anos, com exceção apenas do último encontro. O uso de diferentes alternativas didáticas pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, pois motiva o aluno a desenvolver conceitos de forma diferenciada, criando, por meio de processos interdisciplinares, um ambiente de discussão e reflexão.
  • DOI: 10.11606/D.48.2010.tde-26042010-092942
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2010-04-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.