skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN; Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN; For the Skin: stories of affectivity, memory and communication in the skin in Natal / RN

Pavan, Maria Angela; Martins, Denise Leal

Signos do Consumo; v. 4 n. 2 (2012): Cultura, criatividade e consumo: espaços simbólicos em diálogo; 165-179

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2012-12-04

Acesso online

  • Título:
    Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN; Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN; For the Skin: stories of affectivity, memory and communication in the skin in Natal / RN
  • Autor: Pavan, Maria Angela; Martins, Denise Leal
  • Assuntos: Tattoo; Consumption; Communication; Culture And Identity; Tattoo; Consumo; Comunicación; Cultura E Identidad; Tatuagem; Comunicação; Identidade E Cultura
  • É parte de: Signos do Consumo; v. 4 n. 2 (2012): Cultura, criatividade e consumo: espaços simbólicos em diálogo; 165-179
  • Descrição: Jack Daniel’s, Salvador Dali e Jack Nicholson, Alex DeLarge do filme Laranja Mecânica e Night Elf do jogo virtual War of Craft. Todos esses elementos tem mais em comum do que o tocante a mídia visual e audiovisual, são as tatuagens dos entrevistados da pesquisa “Memória da pele e histórias de consumo: marcas e produtos tatuados no corpo” da UFRN, que resultou no vídeo-documentário“Pela Pele: Technicolor em gotas . Todos são potiguares (nascidos em Natal/RN) por nascimento ou por adoção e trazem no corpo o sinal do afeto com sua identificação. Este artigo pretende fazer uma reflexão do processo de construção do vídeo documentário e análise das entrevistas transcritas, com vistas ao entendimento identitário instaurado nas tatuagens. Iniciamos com uma abordagem teórica sobre as definições e conceituações de identidade em Hall (2000), Breton (2009) e Maffesoli (2000). Refletimos a partir de Canevacci (2008 – 2010) Appadurai (2004) os estudos dos fenômenos comunicação e cultura e de mediação sígnica do consumo por meio de suas marcas na vida afetiva das pessoas.
    Jack Daniel´s, Jack Nicholson y Salvador Dalí, Alex DeLarge de la película Clockwork Orange, Elf Noche del juego virtual de War Craft. Todos estos elementos tienen más en común de lo que los medios respeten visuales y audiovisuales, están los tatuajes de los encuestados "piel de memoria y las historias de los consumidores: tatuados los nombres de productos y marcas en el cuerpo" UFRN, lo que resultó en el video documental "Para la piel: Technicolor en gotas. Todos son potiguares (nacidos en Natal / RN) por nacimiento o adopción y llevar el cuerpo de la señal de afecto con su identificación. Este artículo trata de reflejar el proceso de construcción del video documental y el análisis de las entrevistas transcritas, con el fin de entender la identidad establecida en tatuajes. Comenzamos con una aproximación teórica a las definiciones y conceptualizaciones de identidad en el pabellón (2000), Breton (2009) y Maffesoli (2000). Reflexionamos desde Canevacci (2008 - 2010) Appadurai (2004) estudia los fenómenos de la cultura y la comunicación y el consumo de mediación semiótica a través de sus marcas en la vida emocional de las personas.
    Jack Daniel's, Jack Nicholson and Salvador Dali, Alex DeLarge from A Clockwork Orange Movie Night Elf and the virtual game of War Craft. All these elements have more in common than that respect visual and audiovisual media, are the tattoos of survey respondents "Memory skin and stories of consumer: brand and product names tattooed on the body" UFRN, which resulted in the documentary video "for Skin: Technicolor in drops. All are potiguares (born in Natal / RN) by birth or adoption and bring the body the sign of affection with their identification. This article aims to reflect the process of building the documentary video and analysis of the transcribed interviews, with a view to understanding identity established in tattoos. We start with a theoretical approach to the definitions and conceptualizations of identity in Hall (2000), Breton (2009) and Maffesoli (2000). We reflected from Canevacci (2008 - 2010) Appadurai (2004) studies the phenomena of culture and communication and mediation semiotic consumption through its brands in the emotional life of the people.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50871/54955
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2012-12-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.