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Promoção da saúde da criança: análise das práticas cotidianas através do estudo de representações sociais

Oliveira, Denize Cristina De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 1996-12-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Promoção da saúde da criança: análise das práticas cotidianas através do estudo de representações sociais
  • Autor: Oliveira, Denize Cristina De
  • Orientador: Siqueira, Arnaldo Augusto Franco de
  • Assuntos: Práticas; Promoção Da Saúde; Representações Sociais; Health Promotion; Practices; Social Representations
  • Notas: Tese (Doutorado) -- Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
    Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho descreve e analisa as práticas relativas à promoção da saúde da criança, a partir das representações sociais de profissionais e de mães. A pesquisa de campo foi realizada em dois serviços locais de saúde, situados na Grande São Paulo. Foram analisadas 48 entrevistas utilizando-se técnicas quali-quantitativas, para reconstruir os contextos sócio-familiar, institucional e político nos quais as representações se constituíram e adquiriram sentido. São discutidas as relações estabelecidas entre práticas e representações, resultando daí a caracterização de posições institucionais em função das representações dos profissionais. Isto, por sua vez possibilita a delimitação de uma \"geografia\" das relações entre equipes de trabalho; e ainda compreensão da dinâmica de relações estabelecida entre os saberes profissionais e destes com a população. A pesquisa apresenta dados sobre o exercício da violência simbólica nas práticas dos profissionais no cotidiano do seu trabalho. Por outro lado, aponta diferentes perfis de incorporação desse tipo de relação de por parte da população. Não se revela, conseqüentemente, aqui um simples caso de hegemonia do conhecimento científico, mas também a legitimação de um saber \"naif\". Apresenta como conclusão que tratar a saúde da criança enquanto objeto de estudo, não se esgota na análise das práticas dirigidas ao processo saúde-doença, mas exige novas definições paradigmáticas que efetivem o conceito de \"promoção da saúde\". Considera a explicitação das representações sociais dos agentes que interagem em dado processo de trabalho como elemento decisivo para a constituição, de um modelo assistencial que responda, no cotidiano dos serviços e das comunidades, às demandas da população segundo sua percepção da realidade; e ainda, que aponte necessidades específicas em função do saber técnico. Algumas premissas para a constituição de um novo modelo assistencial para a Promoção da Saúde da Criança são destacadas no capítulo final.
  • DOI: 10.11606/T.6.2018.tde-20032018-114416
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 1996-12-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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