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Corpos negros e seus saberes no chão da escola oralitura e escrevivência por uma educação decolonial

Deborah Monteiro Ana Cristina Zimmermann

2019

Localização: FE - Faculdade de Educação    (TE 371.98 M775c )(Acessar)

  • Título:
    Corpos negros e seus saberes no chão da escola oralitura e escrevivência por uma educação decolonial
  • Autor: Deborah Monteiro
  • Ana Cristina Zimmermann
  • Assuntos: EDUCAÇÃO -- ASPECTOS SOCIAIS; EDUCAÇÃO POPULAR; Antiracist Education; Black Literature; Cognitive Justice; Decolonial Education; Decolonial Pedagogies; Descolonização Epistêmica; Educação Antirracista; Educação Decolonial; Epistemic Decolonization; Escrevivência; Justiça Cognitiva; Law 10.639/03; Lei 10.639/03; Literatura Negra; Oralitura; Oraliture; Pedagogias Decoloniais; Writing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Corpos negros, tão enrijecidos e violentados pela colonialidade e por um sistema de ensino baseado nela, precisam estar no centro de uma reconstrução curricular que reconecte, epistemologicamente, corpo e mente, uma vez que estes são entendidos como inseparáveis na perspectiva afro-brasileira. Por isso, faz-se necessário que olhemos para os movimentos negros, as rodas de capoeira e os terreiros, por exemplo, como espaços educativos e que aprendamos com eles a ensinar tocando todos os sentidos, desafiando, assim, a colonialidade do saber. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa-embarcação é estudar expressões da narratividade corporal negra brasileira oralitura (MARTINS, 2003), saber ancestral valioso tão pouco reconhecido pela epistemologia eurocêntrica e colonial entendendo as relações desta com a escrevivência (EVARISTO, 2017) e defendê-las, ambas, como conhecimentos essenciais à descolonização dos currículos escolares. Nessa viagem, partimos de nossos próprios corpos viventes no mundo, observamos a agência educativa decolonial da população negra e refletimos sobre os conceitos de oralitura e escrevivência em suas potencialidades decoloniais. No chão da escola, experimentamos práticas comprometidas com a aplicação da lei 10.639/03 que contemplam nossos conceitos principais, a fim de investigar as possibilidades de combate ao racismo escolar e à colonialidade. Acreditamos que as práticas investigadas foram importantes para constatar a potência que a oralitura e a
    escrevivência têm na descolonização dos saberes escolares, pela mobilização que promovem na escola ao privilegiar a corporeidade negra como princípio metodológico do ensinoaprendizagem
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: 212 p.
  • Idioma: Português

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