skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Aspectos neuropsicológicos dos transtornos de ansiedade na infância e adolescência: um estudo comparativo entre as fases pré e pós-tratamento medicamentoso

Rodrigues, Camila Luisi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2011-09-02

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Aspectos neuropsicológicos dos transtornos de ansiedade na infância e adolescência: um estudo comparativo entre as fases pré e pós-tratamento medicamentoso
  • Autor: Rodrigues, Camila Luisi
  • Orientador: Asbahr, Fernando Ramos
  • Materias: Transtornos De Ansiedade; Adolescente; Reavaliação; Criança; Medicamentos; Neuropsicologia; Reevaluation; Neuropsychology; Medication; Child; Anxiety Disorders; Adolescent
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descripción: O alto nível de ansiedade pode interferir no desempenho de diversas funções cognitivas. Nesse sentido, pessoas portadoras de transtorno de ansiedade são mais vulneráveis à presença de déficits cognitivos. Por meio de testagens neuropsicológicas, é possível mensurar o desempenho e, por conseguinte, descrever potenciais alterações de funções cognitivas. Estudos mostram déficits nos processos de atenção, memória e funções executivas. Uma vez que não existem dados suficientes na literatura sobre o funcionamento cognitivo de jovens com transtornos de ansiedade, objetivou-se com este estudo avaliar o funcionamento cognitivo em crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade, pré e pós-tratamento medicamentoso. Para isso, foram estudados sujeitos (7 a 17 anos) diagnosticados com transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade de separação e/ou fobia social. Incluíram-se 30 portadores de ao menos um transtorno de ansiedade, avaliados antes do início do tratamento farmacológico, e 34 controles saudáveis. Dezoito sujeitos com transtornos de ansiedade foram reavaliados após terem sido aleatoriamente divididos (por meio de tabela de números aleatórios) em três grupos [clomipramina (n=5), fluoxetina (n=5) e placebo (n=8)] e submetidos a tratamento por um período de seis meses. Da mesma maneira, dez sujeitos do grupo controle foram reavaliados após o mesmo intervalo de tempo. Os instrumentos utilizados nas avaliações neuropsicológicas foram: \"Wechsler Abbreviated Sacale of Intelligence\", \"Trail Making Test\", \"Stroop Card Test\", \"Matching Familiar Figures Test-20\", testes de fluência verbal para letras (\"FAS\") e para categoria (\"animais\"), \"Wisconsin Card Sorting Test\", \"Torre de Hanói\", \"Wide Range Assessment of Memory and Learning-2\", \"Figura Complexa de Rey\". Para a avaliação de sintomas ansiosos, utilizou-se a \"Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças\". A partir dos dados obtidos, realizaram-se comparações estatísticas em dois momentos distintos: antes e depois do tratamento dos sujeitos diagnosticados com transtornos de ansiedade. Os resultados da avaliação pré-tratamento sugerem desempenho significativamente inferior nas atividades que medem atenção, memória visual, memória verbal e funções executivas entre sujeitos do grupo com transtorno de ansiedade em comparação ao do grupo controle. Em relação à sintomatologia ansiosa, conforme medida pela \"Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças\", o grupo com transtornos de ansiedade apresentou escores significativamente mais elevados que os observados entre os controles. Os resultados da avaliação pós-tratamento sugerem que, a partir de qualquer das intervenções realizadas (através de medicações ou placebo), o desempenho nos processos atencionais, mnésticos e executivos das crianças do grupo com transtorno de ansiedade melhora. Conclui-se, assim, que sintomas ansiosos nas crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade interferem no desempenho das funções cognitivas
  • DOI: 10.11606/D.5.2011.tde-30112011-173439
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Fecha de creación: 2011-09-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere