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Selling "cultures" the traffic of cultural representations from the Yawanawa

André Vereta Nahoum Nadya Araujo Guimaraes

2013

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas  Teses CAPH  (12449N )(Acessar)

  • Título:
    Selling "cultures" the traffic of cultural representations from the Yawanawa
  • Autor: André Vereta Nahoum
  • Nadya Araujo Guimaraes
  • Assuntos: COMUNIDADE INDÍGENA -- AMAZÔNIA; CULTURA; ECONOMIA; INCLUSÃO SOCIAL; Commodification; Comodificação; Markets; Mercados
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Quais são as tensões, alianças, negociações e traduções que subjazem ao tráfico de representações culturais no mercado? Esta pesquisa analisa dois projetos de inserção no mercado dos Yawanawá, população indígena do sudoeste amazônico: um projeto para produção de sementes de urucum para uma empresa estadunidense de cosméticos, e outro que envolve a exibição pública de práticas culturais, notadamente espirituais. A indigenização de práticas de mercado e categorias específicas da cultura Euro-Americana tais como o intercâmbio monetário, a proteção ambiental e a diferença cultural permitem a tradução de elementos culturais em estilos de vida harmoniosos e boas práticas ambientais. A valorização econômica de representações culturais é utilizada internamente como um novo instrumento em conflitos locais entre líderes e grupos em sua busca por prestígio, lealdade e recursos materiais e, externamente, junto à população regional e nacional não-nativa como contraponto a outras iniciativas para o desenvolvimento de atividades lucrativas na Amazônia. Parte de nossa sociedade global de mercado, os Yawanawa também podem empregar a demanda e valorização de representações associadas à sua cultura em projetos individuais de construção de reputação e liderança, e mais amplamente, para a reafirmação de sua identidade coletiva, como uma população indígena com direitos especiais. Esta pesquisa explora a troca mercantil como uma arena de sociabilidade complexa e conflituosa. Ela analisa como
    valores são criados e intercambiados no mercado em uma verdadeira economia cultural, e como projetos de identidade individual e coletiva são construídos, questionados e, às vezes, reproduzidos por meio do tráfico de objetos materiais e imateriais
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: 287 p apêndices.
  • Idioma: Inglês

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