skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Construcao do conhecimento em sala de aula

Carlos Eduardo Laburu Anna Maria Pessoa de Carvalho

1993

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Construcao do conhecimento em sala de aula
  • Autor: Carlos Eduardo Laburu
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo estudar a construcao do conhecimento em situacao real de sala de aula. O estudo da construcao deste conhecimento toma como base os formalismos teoricos construtivistas dados pela teoria geral da equilibracao piagetiana e pelo modelo de ensino-aprendizagem denominado de mudanca conceitual. No que se refere a elaboracao das ideias dos alunos, o trabalho esta preocupado, em responder duas questoes centrais. A primeira questao, procura observar se e possivel esquematizar as ideias dos alunos durante o seu processo de construcao em sala de aula, considerada a estrutura conceitual dada pelas perturbacoes-compensacoes piagetianas. Constatada a possibilidade afirmativa desta pergunta, verifica-se que o conhecimento assim estruturado, fixa-se a esta estrutura de maneira estavel-ou seja, as ideias dos alunos acomodam-se entre as varias fases compensatorias (alfa, beta ou gama) e nelas se firmam. A seguir, uma segunda questao procura compreender os motivos que levam a estabilidade. Uma resposta satisfatoria desta ultima questao, pode ser encontrada nas condicoes de integibilidade-plausibilidade-frut ibilidade, um formalismo derivado do modelo de mudanca conceitual
  • Data de criação/publicação: 1993
  • Formato: 169p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.