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Francês para Relações Internacionais: investigando ações de ensino e de aprendizagem em uma formação de Francês para Objetivo Específico

Orefice, Adalton

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2019-04-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Francês para Relações Internacionais: investigando ações de ensino e de aprendizagem em uma formação de Francês para Objetivo Específico
  • Autor: Orefice, Adalton
  • Orientador: Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
  • Assuntos: Ações De Aprendizagem; Ações De Ensino; Expressão Oral; Francês Para Objetivo Específico; Francês Para Relações Internacionais; Oral Expression; Learning Actions; French For Specific Objective; French For International Relations; Teaching Actions
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Esta dissertação de mestrado investiga ações de ensino e de aprendizagem relacionadas com a experiência advinda de uma formação de Francês para Objetivo Específico (FOS) para Relações Internacionais (RI) realizada junto a graduandos em RI pela Universidade de São Paulo, focalizando a comunicação oral em contextos de inserção profissional próprios a este perfil de alunos. Inserida no contexto dos Cursos de Francês para Internacionalização (CFI) do Centro Interdepartamental de Línguas desta universidade, a investigação, de natureza qualitativa e alinhada aos pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003) e da etnografia (CRINON et al., 2002; ESTEBAN, 2010), pôs em relevo as etapas do processo de elaboração e de implantação desta formação, denominada Minicurso FOS-RI. A pesquisa compreendeu a identificação e análise de necessidades do público-alvo, a coleta e seleção de documentos, a elaboração didática e o planejamento e acompanhamento das atividades por meio de diversos instrumentos aplicados junto aos alunos-participantes e do diário docente reflexivo do professor-pesquisador-elaborador do referido minicurso. O enquadramento teóricodidático- metodológico da pesquisa se deu na área do FOS (LEHMANN, 1990; 1993; MANGIANTE; PARPETTE, 2004; 2011; CUQ; GRUCCA, 2005; CARRAS et al., 2007; MOURLHON-DALLIES, 2008; ALBUQUERQUE-COSTA; PARPETTE, 2016) com vistas a descrever e analisar as escolhas do professor-pesquisador-elaborador, consideradas como ações de ensino, e suas implicações nas ações de aprendizagem dos alunos-participantes, notadamente do ponto de vista da expressão oral. A análise e interpretação dos dados relativos a estes aspectos evidenciaram como a aplicação da démarche FOS está relacionada ao desenvolvimento da dimensão autoral do material didático realizado pelo professor para definir as especificidades do programa e das atividades do Minicurso FOS-RI visando à aprendizagem dos alunos-participantes. Tratou-se de uma formação em francês única, pois foi realizada em um contexto particular que atendeu às necessidades de comunicação oral em situações profissionais específicas com as quais os alunos-participantes de RI estavam envolvidos. A contribuição da pesquisa se dá no âmbito do ensino e da aprendizagem de professores que queiram compreender as particularidades de elaboração e aplicação de um programa de ensino FOS.
  • DOI: 10.11606/D.8.2019.tde-29072019-142432
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2019-04-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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