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Projetos de vida de adultos emergentes e experiências educacionais ao longo da vida
Machado, Vanessa Araujo
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2024-02-06
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Título:
Projetos de vida de adultos emergentes e experiências educacionais ao longo da vida
Autor:
Machado, Vanessa Araujo
Orientador:
Fonseca, Viviane Potenza Guimarães Pinheiro
Assuntos:
Adultez Emergente
;
Experiências Educacionais
;
Projetos De Vida
;
Educational Experiences
;
Emerging Adulthood
;
Purpose
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A presente investigação tem como objetivo compreender como as experiências educacionais, promovidas no contexto escolar e em outros espaços de educação, contribuíram para a construção dos projetos de vida de adultos emergentes, com idade entre 18 e 25 anos. Buscando identificar, com isso, (i.) os modelos organizadores do pensamento sobre os projetos de vida dos adultos emergentes; (ii.) as implicações das experiências educacionais para os projetos de vida; (iii.) as implicações que as variáveis demográficas e socioeconômicas trazem para a construção dos projetos de vida na adultez emergente. Para tanto, baseou-se no conceito de projeto de vida como um constructo complexo e dinâmico que orienta a vida e que é influenciado, entre outros fatores, pelas experiências educacionais promovidas durante a formação dos sujeitos. Assim como, no fenômeno da adultez emergente, período do desenvolvimento que alterou os marcos de passagem para a vida adulta, possibilitando oportunidades e vivências que agregam maior complexidade para a construção de projetos de vida. Para compreender melhor as contribuições das experiências educacionais para o desenvolvimento dos projetos de vida, foi realizado um estudo exploratório de método misto, com 176 adultos emergentes, que responderam a um questionário online composto por: perfil demográfico, socioeconômico, características e dimensões dos projetos de vida e das experiências educativas. Os dados sobre os projetos de vida foram analisados com base na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Posteriormente, foram feitos cruzamentos estatísticos entre as variáveis demográficas, socioeconômicas e educacionais, de modo a verificar associações com os modelos de projetos de vida. Os resultados referentes aos modelos de projetos de vida dos adultos emergentes (objetivo 1) mostram que 41% dos participantes apresentam projetos de vida focados no presente ou com objetivos altamente idealizados; 38,7% mobilizam projetos de vida focados na realização pessoal e/ou familiar; e 20% apresentam projetos de vida com a preocupação ou necessidade de impactar a sociedade. A análise estatística evidenciou em relação ao segundo objetivo específico que a oportunidade de participar durante o processo de formação de atividades relacionadas à dedicação aos estudos (especificamente, estudar para as provas); ao acesso à informação, à cultura e aos esportes (visitar museus e frequentar exposições, participar e disputar campeonatos esportivos e participar de grupos de artes) e ao engajamento social (envolver-se em associações estudantis, grupos artísticos, grupos religiosos, trabalho voluntário, movimentos identitários e sociais) geraram implicações para a construção de projetos de vida que contemplam a dimensão além de si. Em relação ao terceiro objetivo específico identificou que as variáveis idade e nível de escolaridade tiveram efeito para a construção dos projetos de vida. Assim como, evidenciou associação entre o acesso às experiências educacionais (ler jornais e revistas, ir ao cinema, frequentar exposições e estudar para provas) e classe socioeconômica, com os participantes da classe C2 apresentando menores proporções de participação nestas atividades, em contrapartida os participantes das classes A e B2 foram mais propensos a frequentar atividades culturais, como exposições e cinemas. Diante destes achados, percebe-se que, quanto mais diverso o acesso às experiências educacionais ao longo da vida, maiores as possibilidades de elaboração de projetos de vida que contemplam um alto nível de engajamento com questões sociais, políticas e religiosas, explicitando a dimensão além de si. Assim, verifica-se a necessidade de favorecer, de forma equitativa, a formação integral dos sujeitos, proporcionando acesso a diversas experiências educacionais que possam oportunizar a construção de projetos de vida voltados ao bem-estar pessoal e à atuação cidadã.
DOI:
10.11606/D.48.2024.tde-11042024-105611
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2024-02-06
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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Teses e Dissertações USP
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