skip to main content

O que quer um professor? Queixa, demanda e desejo na formação de professores

Arantes, Fernanda Ferrari

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-03-10

Acesso online

  • Título:
    O que quer um professor? Queixa, demanda e desejo na formação de professores
  • Autor: Arantes, Fernanda Ferrari
  • Orientador: Voltolini, Rinaldo
  • Assuntos: Educação; Formação Continuada; Formação De Professores; Psicanálise; Continuous Teacher Education; Education; Psychoanalysis; Teacher Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: No contexto educativo atual, encontram-se inúmeras ofertas de cursos que se apresentam como ferramentas de formação continuada para professores, afirmando proporcionar aprimoramentos cada vez mais inovadores para o bom e qualificado exercício das práticas docentes. A abundância de modelos, conteúdos e métodos visa garantir prescrições sobre a eficácia e o rendimento do saber e da prática docente. Porém, apesar da crescente proliferação desses cursos, inúmeras queixas seguem sendo formuladas pelos professores e endereçadas às instâncias responsáveis pelas formações, denunciando que nem sua profusão, nem os modelos oferecidos, parecem ser suficientes para atender à demanda enunciada. Esse descompasso levou ao questionamento disparador desta pesquisa com método psicanalítico: o que estaria por trás da queixa dos professores? Para tanto, foram feitas dez entrevistas com professoras e professores atuantes na educação básica e, com base nos referenciais psicanalíticos, foi possível realizar leituras que permitiram problematizar e refletir a respeito da posição dos professores diante das formações, assim como depreender o sentido das queixas docentes. Pois, diante do contexto composto por modelos formativos reparatórios, as entrevistas trouxeram indícios de que as queixas docentes denunciam a insuficiência do modelo formativo hegemônico que, ao pautar-se na racionalidade técnica e no rendimento dos saberes, deixa de fora a dimensão do sujeito do inconsciente. Assim, baseando-se na perspectiva da Psicanálise e Educação, foi possível identificar como os modelos de formação que levam em consideração o sujeito do inconsciente e, portanto, o reconhecimento de seus saberes se apresentam como um caminho fecundo a ser trilhado rumo ao encontro do que quer um professor para além de suas queixas manifestas.
  • DOI: 10.11606/T.48.2023.tde-04052023-111113
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2023-03-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.