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As relações entre a cultura científica e a cultura local na fala dos professores: um estudo das representações sobre o ensino de ciências em um contexto teuto-brasileiro.

Strieder, Dulce Maria

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-10-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As relações entre a cultura científica e a cultura local na fala dos professores: um estudo das representações sobre o ensino de ciências em um contexto teuto-brasileiro.
  • Autor: Strieder, Dulce Maria
  • Orientador: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
  • Assuntos: Cultura Teuto-Brasileira; Ensino De Ciências; Formação De Professores; German-Brazilian Culture; Science Teaching; Teachers Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho busca contribuir para a compreensão dos vínculos entre elementos culturais locais e a cultura científica na escola, investigando, junto a professores de ciências de um contexto teuto-brasileiro, como a cultura local e a cultura científica se fazem presentes e se relacionam em suas representações sobre os processos de ensino e aprendizagem em ciências. O texto traz uma apresentação de nuances históricas da colonização teuto-brasileira católica no Estado do Rio Grande do Sul, abordando especialmente a relação do colonizador com a escola, a igreja e o convívio em comunidade. A cultura científica também é alvo de discussão, a partir de uma reflexão acerca do amplo leque de elementos que abarca e do complexo quadro que enfrenta para sua difusão no Brasil. Na pesquisa de campo, é investigado o cotidiano da educação, em especial, o ensino de ciências, no município de Salvador das Missões, RS, anteriormente integrante da Colônia Sêrro Azul, colonizada desde 1902. Os resultados apontam para características de uma comunidade em transformação, revelando, ao mesmo tempo, a intenção de manutenção dos elementos de identificação cultural local, historicamente constituídos e transformados, e, também a intenção de inserção cada vez maior na cultura científica mundial. O ensino de ciências na escola assume, neste meio, dupla função: por um lado, o de possibilitador de melhorias no cotidiano vivido localmente, pela sua ampla compreensão e reforço de valores e, por outro lado, importante e necessário agente de imersão na cultura científica.
  • DOI: 10.11606/T.48.2007.tde-07122007-153539
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-10-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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