skip to main content

Purificação e estudos cinéticos de hexoquinase (atp: d-hexose-6-fosfotransferase e.c.2.7.1.1. hk) de eritrócito de búfalo (Bubalus bubalis)

Marcelo Cerqueira César Rubens Rosa

1995

Localização: FZEA - Fac. Zoot. Eng. de Alimentos    (T.473 1995 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Purificação e estudos cinéticos de hexoquinase (atp: d-hexose-6-fosfotransferase e.c.2.7.1.1. hk) de eritrócito de búfalo (Bubalus bubalis)
  • Autor: Marcelo Cerqueira César
  • Rubens Rosa
  • Assuntos: BIOQUÍMICA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: É amplamente conhecido o fato de as hemácias e o cérebro serem dependentes de glicose como combustível primário, metabolizando-a predominantemente pela via glicolítica, son condições normais, inicialmente sob ação de hexoquinase (HK: EC 2.7.1.1.). Notória também é a existência de uma predominância relativa da forma isoenzimática da hexoquinase do tipo I em tecidos nos quais haja uma dependência relativa da glicose como substrato para o metabolismo eritrocitário. Digno de nota também é o fato de os ruminantes apresentarem níveis de glicose plasmática inferiores àqueles verificados em animais não ruminantes. Nosso objetivo no presente estudo foi pesquisar o mecanismo de controle de glicóse, e o papel exercido pela hexoquinase em eritrócitos de uma espécie de ruminante denominada Bubalus bubalis (conhecida genéricamente como búfalo), estabelecendo destarte parâmetros comparativos com outras espécies animais relacionadas na literatura. Foram determinadas as atividades catalíticas das enzimas envolvidas ou relacionadas com a atividade glicolítica e o status energético da célula. Foram ainda estimados os níveis intraeritrocitários dos intermediários glicolíticos e nucleotídeos de adenina, afim de determinar-se como as reações desta via tomam parte na determinação do fluxo glicolítico. Estudou-se também a utilização de 14C glicose e a produção de 14 CO2, que está intimamente associado ao funcionamento da via das pentoses fosfato em eritrócitos não necleonados. A
    presença de descarboxilação da glicose, bem como a existência de atividade das duas primeiras enzimas da via das pentoses, levaram-nos a crer que os eritrócitos de búfalo suprem seus requerimentos de potencial redutor através desta via. Não foi detectada a existência de mitocôndrias em micrografias eletrônicas de eritrócitos de búfalo, o que nos levou a supor que não haja a presença de um ciclo do ácido cítrico funcionante nos mesmos. Tal constatação confirmou..
  • Data de criação/publicação: 1995
  • Formato: 138 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.