skip to main content

História em quadrinhos na aula de língua estrangeira: proposta de análise de adequação didática e sugestão de exercícios

Rodriguez, Daví Jaén

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2008-08-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    História em quadrinhos na aula de língua estrangeira: proposta de análise de adequação didática e sugestão de exercícios
  • Autor: Rodriguez, Daví Jaén
  • Orientador: Meireles, Selma Martins
  • Assuntos: Tipologia De Exercícios; Corresponding; Ensino De Alemão; Ensino De Língua Estrangeira; Histórias Em Quadrinhos; Teaching Of German; Rorresponding; Foreign Language Teaching; Exercise Typology; Comics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objeto de estudo da presente dissertação é a utilização das histórias em quadrinhos na aula de língua estrangeira, exemplificada a partir da língua alemã. Sua utilização justifica-se por vários motivos: seu caráter motivador e globalizador, a identificação por parte dos aprendizes, sua popularidade e atualidade, a possibilidade de diferentes abordagens, sua capacidade de facilitar os processos de memorização de vocabulário por combinar texto e imagem e porque são autênticos veículos de informações específicas da cultura e do contexto em que se inserem. A didatização das histórias em quadrinhos exige o conhecimento de suas características fundamentais de sistema narrativo composto por dois códigos que interagem (o visual e o verbal) e de uma característica específica: o processo que ocorre na mente do leitor no espaço vazio entre dois quadrinhos, a conclusão. A dissertação apresenta uma introdução a esses conceitos, assim como um procedimento para seleção das histórias em quadrinhos baseado nesses conhecimentos, de forma a otimizar o trabalho do professor de língua estrangeira. O trabalho sugere também um elenco de atividades com histórias em quadrinhos que leva em consideração uma tipologia de exercícios para a aula comunicativa, além de apresentar exemplos de aplicação prática de tais atividades junto a aprendizes brasileiros adultos de alemão como língua estrangeira.
  • DOI: 10.11606/D.8.2008.tde-24042009-160938
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2008-08-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.