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Redução do escore de risco de Framingham dos pais por meio de um programa de educação em saúde para os filhos em escola pública

Pinto, Cristiano José Mendes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2018-06-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Redução do escore de risco de Framingham dos pais por meio de um programa de educação em saúde para os filhos em escola pública
  • Autor: Pinto, Cristiano José Mendes
  • Orientador: Caramelli, Bruno
  • Assuntos: Fatores De Risco; Criança; Doenças Cardiovasculares; Educação Em Saúde; Escolas; Prevenção E Controle; Risk Factors; Prevention And Control; Health Education; Cardiovascular Diseases; Child; Schools
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O controle das doenças cardiovasculares depende da adoção de hábitos de vida saudáveis e redução dos fatores de risco. Esforços têm sido feitos para normatizar os pilares da prevenção das doenças cardiovasculares em adultos e crianças, contudo, as estratégias de trabalho nesta área ainda não estão consolidadas e exigem novos estudos, especialmente entre crianças e pais de escolas públicas, com o perfil socioeconômico da população brasileira. O objetivo geral deste estudo foi avaliar se a implantação de uma intervenção pedagógica multidisciplinar para educação em saúde cardiovascular em escolas públicas, visando incorporar conceitos de prevenção primária para DCV entre estudantes de 6 a 10 anos de idade, pode contribuir para a diminuição do escore de risco de Framingham (ERF) dos seus respectivos pais e mães, no período de um ano. Trata-se de um estudo de intervenção, com duração de um ano, realizado em duas escolas públicas de ensino fundamental na cidade de Campo Limpo Paulista, estado de São Paulo. Na escola do grupo controle, o acompanhamento dos sujeitos utilizou uma abordagem preventiva tradicional por meio de folhetos informativos, com orientações para cuidados com a saúde e diminuição do risco cardiovascular, que eram enviados aos pais na agenda escolar das crianças. No grupo intervenção, além dos folhetos informativos, durante o ano letivo, as crianças desta escola foram submetidas a uma intervenção sobre educação em saúde cardiovascular, com atividades semanais visando incorporar conceitos de prevenção primária da aterosclerose. A coleta de dados foi realizada em dois momentos da pesquisa: antes de iniciar a intervenção - em fevereiro de 2012 e após a conclusão do programa de intervenção, em dezembro do mesmo ano. Ao final do estudo, a amostra totalizou 418 pais e mães, sendo 216 no grupo controle e 202 no grupo intervenção. No grupo controle, ao final de pesquisa, somente a glicose apresentou melhora significante (p=0,003), e os fatores de risco com piora significante foram: IMC (p=0,012), triglicérides(p=0,003), HDL-colesterol (p < 0,001) e ERF (p=0,001). No grupo intervenção, houve melhora significante (p < 0,001) em três fatores de risco: pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica e glicose. Os fatores de risco com piora estatisticamente significante foram o LDL-colesterol (p=0,008) e o HDL-colesterol (p < 0,001). A análise dos sujeitos com ERF alto ou intermediário, ou seja, com maior risco cardiovascular, revelou redução significativa no grupo intervenção (p=0,031): no início da pesquisa havia 27 pais e mães nessa classificação e ao final do estudo somente 21. No grupo controle, este número era igual a 15 no início e igual a 20 no final, uma variação que não foi estatisticamente significante. Pode-se constatar que o programa de educação em saúde cardiovascular, entre estudantes de 6 a 10 anos de idade em escola pública, contribuiu para a diminuição do risco cardiovascular dos pais e mães do grupo intervenção
  • DOI: 10.11606/T.5.2018.tde-14082018-093502
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2018-06-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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