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O querer, o sentir e o pensar de Rudolf Steiner na literatura para crianças e jovens: os atos da vontade

Mutarelli, Sandra Regina Kuka

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-12-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O querer, o sentir e o pensar de Rudolf Steiner na literatura para crianças e jovens: os atos da vontade
  • Autor: Mutarelli, Sandra Regina Kuka
  • Orientador: Mendes, Maria dos Prazeres Santos
  • Assuntos: Sentir E Pensar; Rudolf Steiner; Recepção Da Leitura; Os Atos Da Vontade; Literatura Infantil; Leitura; Experiência Estética; Feeling And Thinking; Reading; Reading Reception; Children Literature; Aesthetic Experience; Acts Of Will
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Rudolf Steiner (1861-1925) foi um filósofo, jornalista e educador. Atualmente seu nome está associado ao movimento Camphill de educação curativa, sua arquitetura, vários estudos sobre religião, à agricultura biodinâmica, à medicina antroposófica e à pedagogia Waldorf. O objetivo principal desta pesquisa é investigar a contribuição e validade das concepções sobre o querer, o sentir e o pensar de Rudolf Steiner para os estudos literários. Espera-se contribuir para a ressignificação do papel da literatura como força impulsora na mediação entre o sentimento e a razão para o desenvolvimento e constituição do pensar conceitual e formação do ser harmônico e integral. Esta tese contém uma introdução e seis capítulos. O capítulo 1 dá uma ideia geral do contexto de Rudolf Steiner e trata de sua formação, carreira, interesses profissionais, bem como sobre algumas possíveis influências sobre seu pensamento. O capítulo 2 apresenta as concepções do homem, do querer, do sentir e do pensar que aparecem na obra Filosofia da Liberdade e suas relações com outros estudos do autor. Discute também a importância da arte e das narrativas para a formação do ser humano integral, harmônico e espiritualmente livre. O capítulo 3 compara as ideias de Steiner acerca do pensar, da criança, das narrativas com as concepções de Edgar Morin e Walter Benjamin. Também apresenta indicações de narrativas propostas por seguidores de Steiner. O capítulo 4 apresenta a metodologia e as obras utilizadas na experiência estética de recepção de leitura desenvolvida com ex-alunos formados pela pedagogia Waldorf e ex-alunos formados por outras pedagogias. O capítulo 5 discute os resultados da pesquisa. O capítulo 6 apresenta algumas considerações finais sobre o assunto.
  • DOI: 10.11606/T.8.2014.tde-09062015-121600
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-12-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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