skip to main content

Formação e identidade profissional: a trajetória de egressos de Ciências Sociais

Torini, Danilo Martins

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2012-10-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Formação e identidade profissional: a trajetória de egressos de Ciências Sociais
  • Autor: Torini, Danilo Martins
  • Orientador: Silva, Marcia Regina de Lima
  • Assuntos: Ciências Sociais; Ensino Superior; Formação; Identidade Profissional; Formation; Higher Education; Professional Identity; Social Sciences
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Ao tomar como base o recente processo de expansão do ensino superior em ciências sociais, esta pesquisa procura investigar os possíveis efeitos dessas transformações sobre os contextos de titulação, inserção profissional e de construção identitária dos graduados neste curso nos últimos anos. Seu objetivo principal é analisar quais traços fundamentais têm caracterizado a relação entre a formação e o mundo do trabalho para os ex-alunos de Ciências Sociais e, principalmente, em que aspectos ela apresenta eventuais diferenças (em comparação com outras gerações) no processo de constituição das identidades profissionais desses egressos. Após a aplicação de um questionário exploratório com mais de dois mil cientistas sociais de todo o país, foram selecionados 35 deles, com diferentes perfis de formação e inserção profissional, para uma entrevista semiestruturada que buscou investigar de forma mais minuciosa os principais elementos que marcaram suas trajetórias educacionais e profissionais, bem como as percepções que constroem acerca desse processo. A análise dessas trajetórias foi realizada a partir de quatro grandes eixos principais: os motivos de escolha pela carreira, o contexto de realização do curso, a trajetória profissional após o término da graduação e, por fim, os elementos identitários que se manifestam no decorrer desses percursos educacionais e profissionais.
  • DOI: 10.11606/D.8.2012.tde-09012013-160019
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2012-10-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.