skip to main content

LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES

Lira, Mariana De Normando ; Mariz, Josilene Pinheiro

Organon, 2019-01, Vol.34 (66)

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES
  • Autor: Lira, Mariana De Normando ; Mariz, Josilene Pinheiro
  • Assuntos: Foreign language learning ; Multiculturalism & pluralism
  • É parte de: Organon, 2019-01, Vol.34 (66)
  • Descrição: No âmbito do ensino de línguas para crianças, sabe-se da importância de um contato com línguas estrangeiras diversas desde cedo. Outrossim, estudiosos da área de literatura a apontam como um espaço especial para auxiliar no desempenho do aprendiz, contribuindo para o seu desenvolvimento de modo integral. Nestas reflexões, portanto, trazemos discussões que colocam a Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) como um caminho eficaz para favorecer uma aprendizagem plurilíngue e pluricultural, não dicotomizando língua e literatura no ensino de línguas estrangeiras para crianças (ALAS-MARTINS, 2014; PETIT, 2008; SANTORO, 2007). Assim, o objetivamos trazer reflexões acerca da importância da presença do texto literário em aula de língua estrangeira para crianças pelo viés da ILR. Especificamente, intentamos discutir sobre os benefícios e os desafios ao se abordar o texto literário em aula de LE, utilizando-se tal metodologia.PALAVRAS-CHAVE: Texto literário; LE para crianças; Intercompreensão de línguas românicas.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.