skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Professores de História em cena: trajetórias de docentes na escola pública paulista (1970 - 1990)

Lourenço, Elaine

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2011-10-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Professores de História em cena: trajetórias de docentes na escola pública paulista (1970 - 1990)
  • Autor: Lourenço, Elaine
  • Orientador: Silva, Marcos Antonio da
  • Assuntos: Carreira Docente; Ditadura Militar; Escola Pública Paulista; Professores De História; History Teachers; Memories Of Teachers; Military Dictatorship; São Paulo Public School; Teaching Career
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O sistema escolar brasileiro sofreu profundas modificações com o advento da ditadura civil-militar implantada com o golpe de 1964: reformaram-se todos os níveis de ensino, sobretudo os anos iniciais, que tiveram o curso primário unificado com o ginásio, em uma nova sequência que passou a se denominar 1º Grau. Na escola pública paulista tais mudanças ensejaram a junção dos dois cursos nos mesmos prédios escolares e uma reforma curricular que adequasse os conteúdos e métodos às novas exigências. Uma destas foi a extinção das disciplinas de História e Geografia, entre a 1ª e a 8ª séries e sua substituição por Estudos Sociais. Este trabalho parte da apresentação deste novo panorama na educação nacional, discute a implantação destas medidas em São Paulo e as consequências disto. Analisa-se, ainda, os novos currículos implantados, que ficaram conhecidos como Verdão, e os subsídios a estes, publicados posteriormente. Este percurso tem como finalidade chegar ao ponto central do texto que é a análise de sete docentes de História da rede pública estadual paulista, cuja atuação se deu entre os anos de 1970 e 1990. As reflexões se dão em torno da graduação, da carreira e da atuação dos professores em sala de aula. Privilegia-se a construção e os desafios da carreira, a vivência da docência sob a ditadura e as diferentes estratégias usadas em sala de aula, que incluem as formas de discussão dos conteúdos, a relação com os livros didáticos e as formas de atuação. Busca-se, com isto, contribuir para um maior entendimento do que é a cultura escolar do período analisado.
  • DOI: 10.11606/T.8.2011.tde-12062012-142415
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2011-10-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.