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Percepção de pais e professores do desenvolvimento de crianças de três a seis anos comparada com o Teste de Denver II

Gannam, Silmar De Souza Abu

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2009-09-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Percepção de pais e professores do desenvolvimento de crianças de três a seis anos comparada com o Teste de Denver II
  • Autor: Gannam, Silmar De Souza Abu
  • Orientador: Escobar, Ana Maria de Ulhoa
  • Assuntos: Testes Neuropsicológicos; Pré-Escolar; Percepção; Pais; Docentes; Desenvolvimento Infantil; Faculty; Neuropsychological Tests; Parents; Perception; Child Development; Preschool; Child
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prevalência mundial dos distúrbios do desenvolvimento e dos transtornos mentais e comportamentais na infância e adolescência é de 10% a 20%. No Brasil, um levantamento nacional realizado em 2008 pela Associação Brasileira de Psiquiatria encontrou cinco milhões de crianças entre seis e dezessete anos com algum sintoma de transtorno mental relatado pela mãe. Entretanto, apenas 30% dos atrasos de desenvolvimento são diagnosticados na atenção primária. Quanto mais precocemente ocorrer a intervenção dos atrasos e alterações de desenvolvimento, melhor o prognóstico e a possibilidade de evitar agravos futuros. Desta maneira, o foco da detecção desses problemas deve ser voltado à primeira infância, ou seja, antes de a criança iniciar o processo de alfabetização. O objetivo desse estudo foi comparar a avaliação do desenvolvimento de crianças na faixa etária de três a seis anos de uma Escola Municipal de Educação Infantil realizada por um médico usando o Teste de Denver II com a percepção de pais e de professores. Optouse por um estudo descritivo e pelo uso de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos. A associação de metodologia qualitativa foi necessária na análise dos questionários e entrevistas usadas para a obtenção da percepção dos pais e dos professores. A população do estudo foi de 220 crianças e 10 professoras. Encontrou-se uma prevalência de suspeita para alteração do desenvolvimento de 12,3%. Os três procedimentos utilizados - Teste de Denver II, percepção dos pais e percepção dos professores - detectaram número semelhante de crianças com risco de problemas de desenvolvimento: 26 (11,8%), 22 (10%) e 21 (9,5%), respectivamente. Essas diferenças não foram estatisticamente significativas. Também não houve diferença estatisticamente significante para as variáveis idade, sexo, renda familiar mensal per capita e escolaridade materna. Conclui-se, portanto, que tanto a percepção dos pais como a de professores parecem ser formas adequadas de triagem de suspeita de atraso do desenvolvimento quando comparadas ao Teste de Denver II.
  • DOI: 10.11606/D.5.2009.tde-02022010-124941
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2009-09-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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