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Semiótica, intertextualidade e videogame  

Franco, Henrique Matiussi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-03-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Semiótica, intertextualidade e videogame  
  • Autor: Franco, Henrique Matiussi
  • Orientador: Taille, Elizabeth Harkot de La
  • Assuntos: Intertextualidade; Jogos Eletrônicos; Semiótica; Intertextuality; Semiotics; Video Games
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Ancorados principalmente na teoria semiótica francesa (GREIMAS; COURTÉS, 2016; GREIMAS; FONTANILLE, 1993; ZILBERBERG, 2011), propomos, nesta Dissertação, investigar a maneira como o recurso da intertextualidade enriquece episódios narrativos presentes no enredo do jogo eletrônico The Witcher III: Wild Hunt. Escolhendo dentro de uma grande quantidade de missões presentes no jogo, procuramos comparar três variantes com seus textos-base, verificando se o recurso intertextual utilizado foi paráfrase, estilização, paródia ou polêmica, apoiados no estudo que Discini (2004) faz da intertextualidade no conto maravilhoso. Pela necessidade de contextualizar o objeto de estudo, mais precisamente, episódios narrativos de um videogame da geração atual de jogos eletrônicos do gênero RPG de ação, no primeiro capítulo desta pesquisa exploramos a origem do role playing game, mais precisamente, voltando a atenção para Dungeons & Dragons, mundialmente conhecido. A partir daí, investigamos o conceito de jogo e como o RPG pode ser considerado \"jogo\" em si, também analisando sua adaptação para o meio eletrônico. Dentro do mesmo capítulo, por considerarmos pertinente, também é explorada a questão das estratégias enunciativas que compõem o RPG. No capítulo seguinte, voltamos o olhar para as raízes de The Witcher III: Wild Hunt, a série de livros escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski, direcionando a atenção para algumas questões passionais que envolvem o protagonista Geralt de Rívia. A análise da intertextualidade se dá no Capítulo 3, onde inicialmente demonstramos exemplos de relações intertextuais presentes em textos da mídia contemporânea e, assim, debruçamo-nos sobre nosso principal objeto de estudo, demonstrando como a intertextualidade enriquece a narrativa de The Witcher III: Wild Hunt.
  • DOI: 10.11606/D.8.2020.tde-29062020-143740
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-03-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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