skip to main content

Fatores determinantes para a elaboração de estratégias com vistas à aceitação e uso da realidade aumentada em cenários de negócio

João Vitor De Matos Silva Ildeberto Aparecido Rodello

Universitas: Gestão e TI Brasília v. 7, n. 1-2, p. 117-125, 2017

Brasília 2017

Localização: FEARP - Fac. Econ. Adm. Cont. de R. Preto    (pcd 2980154 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Fatores determinantes para a elaboração de estratégias com vistas à aceitação e uso da realidade aumentada em cenários de negócio
  • Autor: João Vitor De Matos Silva
  • Ildeberto Aparecido Rodello
  • Assuntos: REALIDADE VIRTUAL; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Utaut; Realidade Virtual E Aumentada; Tecnologia Da Informação; Virtual And Augmented Reality; Information Technology
  • É parte de: Universitas: Gestão e TI Brasília v. 7, n. 1-2, p. 117-125, 2017
  • Descrição: Apesar de crescente, a utilização da Realidade Aumentada, ainda, requer estudos para confirmar seus benefícios e dificuldades, principalmente para a elaboração de estratégias quando aplicada a cenários de negócios. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo baseado na aplicação da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia para identificar os principais itens relacionados com a aceitação e o uso da Realidade Aumentada no contexto do Marketing. A pesquisa envolveu a aplicação de um questionário adaptado da Teoria Unificada para 88 participantes. Na análise dos dados, foram utilizadas técnicas multivariadas de análise fatorial, teste de Scree e rotação do tipo Varimax para interpretação dos resultados. As respostas apontaram que os itens fundamentais para a aceitação e uso da Realidade Aumentada foram a Intenção Comportamental e a Expectativa de Esforço. O trabalho tem como limitações os poucos estudos na área da Realidade Aumentada em cenários de negócios, o que, ao mesmo tempo, ressalta sua singularidade e, também, o escopo da amostra alcançada. Porém, apesar das limitações, este artigo tem importância por analisar uma tecnologia emergente e promissora para cenários de negócios, e contribui, a partir dos resultados encontrados, com o destaque de potenciais fatores para que as empresas alcancem sucesso no desenvolvimento de ações baseadas em Realidade Aumentada
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 117-125.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.