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Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar

Amaral Nunes, Cesar Augusto ; Vinha, Telma Pileggi ; Campos, Soraia Berini

Política e Gestão Educacional, 2022-07, Vol.26 (esp.3), p.e022099 [Periódico revisado por pares]

Universidade Estadual Paulista

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  • Título:
    Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar
  • Autor: Amaral Nunes, Cesar Augusto ; Vinha, Telma Pileggi ; Campos, Soraia Berini
  • Assuntos: Convivência ; Políticas públicas ; Programas ; Responsividade
  • É parte de: Política e Gestão Educacional, 2022-07, Vol.26 (esp.3), p.e022099
  • Descrição: Responsividade significa, de forma intencional, criar condições para continuamente escanear e analisar situações e processos, escutar expectativas, opiniões e necessidades das pessoas que recebem ou implementam um programa e, da maneira mais aberta, ágil e potente possível, reagir, modificar ações, incluir novos atores, convidar à participação e construir coletivamente um programa melhor para todos e para cada contexto. O objetivo desse artigo é discutir contribuições do processo responsivo em programas complexos, assim como descrever tipos e níveis de responsividade como os utilizados no programa “A Convivência Ética na Escola”, facilitando a transposição para programas de mais larga escala e políticas públicas.
  • Editor: Universidade Estadual Paulista
  • Idioma: Inglês

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