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Dependência de internet e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) revisão integrativa

Helena Cristina Medeiros Vieira Schmidek Julia Corrêa Gomes; Patricia Leila dos Santos; Ana Maria Pimenta Carvalho; Luiz Jorge Pedrão; Clarissa Mendonça Corradi Webster

Jornal Brasileiro de Psiquiatria Rio de Janeiro v. 67, n. 2, p. 126-134, 2018

Rio de Janeiro 2018

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 2907149 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Dependência de internet e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) revisão integrativa
  • Autor: Helena Cristina Medeiros Vieira Schmidek
  • Julia Corrêa Gomes; Patricia Leila dos Santos; Ana Maria Pimenta Carvalho; Luiz Jorge Pedrão; Clarissa Mendonça Corradi Webster
  • Assuntos: INTERNET; TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE; ADOLESCENTES; REVISÃO INTEGRATIVA; PESQUISA BIBLIOGRÁFICA -- MÉTODOS; Internet; Attention Deficit Hyperactivity Disorder; Adolescent; Behavior Addictive; Internet Addiction
  • É parte de: Jornal Brasileiro de Psiquiatria Rio de Janeiro v. 67, n. 2, p. 126-134, 2018
  • Descrição: Objetivo: Realizar uma revisão integrativa identificando na literatura trabalhos que pudessem sintetizar resultados que refletissem a possível relação entre dependência de internet (DI) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) na população adolescente, bem como achados desses estudos que agreguem informações para o aprimoramento e diagnóstico de DI. Métodos: Revisão integrativa da literatura em três bases de dados: PsycINFO, Scopus e Cinahal, com os seguintes termos: “internet addiction”, “adolescent” e “attention deficit disorder with hyperactivity”, de 2007 a 2017, com informações sobre a relação da dependência de internet e o TDAH. Resultados: A amostra ficou composta por 12 artigos originais, provenientes, em sua maioria, da Ásia e Oriente Médio. De sua análise emergiram as seguintes categorias: Relação entre DI e TDAH; Outros fatores associados à DI; Instrumentos para avaliação de DI e dados de incidência. Há ausência de critérios definidos de diagnóstico de dependência de internet, tendo sido identificados quatro instrumentos para mensurar a DI, todos os questionários foram preenchidos pelos próprios adolescentes, com índices na população variando entre 2,4% e 10,6%. Nos adolescentes diagnosticados com DI, as desordens de ansiedade e depressão foram as comorbidades mais citadas depois do TDAH. Conclusões: Há evidências de associação importante entre os dois transtornos identificados, sem resultados conclusivos quanto ao processo da interação. Torna-se necessário o avanço em pesquisas visando a uma definição de critérios diagnósticos da DI, taxas de prevalência e preditores do problema, de modo a poder estabelecer intervenções terapêuticas e estratégias de prevenção do problema
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 126-134.
  • Idioma: Português

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