skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Notificação imprecisa da ingestão energética na dieta de adolescentes

Luana C. dos Santos Mariana N Pascoal; Mauro Fisberg; Isa de P Cintra; Lígia Araújo Martini

Jornal de Pediatria Rio de Janeiro v. 86, n. 5, p. 400-404, 2010

Rio de Janeiro 2010

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (HNT-101/2010 Inglês )(Acessar)

  • Título:
    Notificação imprecisa da ingestão energética na dieta de adolescentes
  • Autor: Luana C. dos Santos
  • Mariana N Pascoal; Mauro Fisberg; Isa de P Cintra; Lígia Araújo Martini
  • Assuntos: ADOLESCENTES (PESQUISA); INQUÉRITOS SOBRE DIETAS; INGESTÃO; CONSUMO DE ALIMENTOS (QUANTIFICAÇÃO); ENERGIA (DETERMINAÇÃO); DIETA (AVALIAÇÃO); INFORMAÇÃO (QUALIDADE)
  • É parte de: Jornal de Pediatria Rio de Janeiro v. 86, n. 5, p. 400-404, 2010
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2011.
  • Descrição: Objetivos: Examinar a prevalência da sub e supernotificação da ingestão energética em adolescentes e seus fatores associados. Métodos: Estudo transversal com 96 adolescentes na pós-puberdade (47 com peso normal e 49 obesos), com idade média de 16,6±1,3 anos. Peso e altura foram medidos e o índice de massa corporal foi calculado. A composição corporal foi avaliada através de absorciometria por raios X de dupla energia. A ingestão de alimentos foi avaliada por meio de um registro alimentar de 3 dias. Realizou-se uma avaliação bioquímica (níveis séricos de colesterol total, LDL, HDL, glicose plasmática e insulina). Os subnotificadores relataram uma ingestão energética < 1,35 x taxa metabólica basal (TMB), enquanto os supernotificadores relataram uma ingestão energética > 2,4 x TMB. Resultados: Notificação imprecisa (sub ou supernotificação) da ingestão energética foi identificada em 65,6 por cento dos adolescentes (64,6 e 1 por cento de sub e supernotificação, respectivamente). Os adolescentes obesos apresentaram 5.0 vezes mais chances de subnotificar a ingestão energética (IC95 por cento 2,0-12,7) do que os participantes com peso normal. Os subnotificadores apresentaram taxas mais altas de ingestão insuficiente de carboidratos (19,3 versus 12,1 por cento, p = 0,046) e de lipídios (11,3 versus 0 por cento, p < 0,001) do que os notificadores plausíveis. A ingestão de colesterol também foi mais baixa entre os subnotificadores (p = 0,017). Não houve diferenças significativas na composição corporal e nos parâmetros bioquímicos em relação à notificação imprecisa.
    Conclusões: Os resultados obtidos demonstraram alta porcentagem de notificação imprecisa da ingestão energética entre adolescentes, principalmente entre os obesos, o que sugere que os valores de consumo de nutrientes ajustado para o consumo de energia deveriam ser empregados na análise de risco da relação dieta-doença a fim de contribuir para a redução de erros associados à notificação imprecisa
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 400-404.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.