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Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) dignosticado na infância: a narrativa do adulto e as contribuições da psicanálise

De Luccia, Danna Paes De Barros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2014-06-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) dignosticado na infância: a narrativa do adulto e as contribuições da psicanálise
  • Autor: De Luccia, Danna Paes De Barros
  • Orientador: Priszkulnik, Leia
  • Assuntos: Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade; Tdah; Sigmund Freud; Psicanálise; Jacques-Marie Émile Lacan; Adultos; Attention Deficit Hyperactivity Disorder; Psychoanalysis; Adults; Adhd
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Trata-se de um trabalho que apresenta elaborações teóricas e pesquisa de campo, na modalidade de pesquisa qualitativa, e que teve como objetivo investigar os sentidos e significados atribuídos ao diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) por adultos clinicamente avaliados como portadores do transtorno na infância. Utilizou-se na pesquisa de campo o instrumento de entrevistas semi-dirigidas, ao qual se buscou engajar o espectro da história oral como suporte para esse instrumental. A condução das entrevistas e posterior análise dos resultados foram psicanaliticamente orientadas através do referencial teórico freud-lacaniano. Com o estudo teórico e a revisão da literatura, analisamos as configurações psíquicas que tais fenômenos, como o TDAH, suscitam e seus efeitos no estabelecimento do laço social. Constatou-se, também, que os modos de organização da vida social na atualidade, evidenciam determinadas formas de pensar e agir, dentre as quais se incluem fenômenos como a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. Na pesquisa de campo, dispôs-se um espaço de encontro com os entrevistados, convocando-os a falar sobre o conjunto de sintomas agenciado pelo transtorno, destacando-se suas implicações nos âmbitos da vida familiar, afetiva, do trabalho e na construção da identidade subjetiva. Buscou-se, também, reforçar a pertinência da psicanálise nos casos que colocam em perspectiva certos impasses no processo de alteridade e identidade e que revelam a ação (acting) como forma privilegiada de expressão do mal-estar. Através do ato psicanalítico, torna-se possível propiciar ao sujeito um momento de subversão que possibilita a ruptura com o ponto de apoio que estabelece com o saber construído a seu respeito, para que então se crie algo novo, abrindo espaço para aquilo que escapa à realidade biológica e faz emergir a dimensão simbólica dos processos psíquicos e corporais, a partir da forma singular com que o sujeito pode, então, nomear aquilo que lhe afeta
  • DOI: 10.11606/D.47.2014.tde-06112014-123923
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2014-06-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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