skip to main content

Cinema, história e educação: racismo e ensino de História em O Assalto ao Trem Pagador

Nascimento, Jairo Carvalho do ; Silva, Genilson Ferreira da

Em tempo de histórias, 2020-12, Vol.1 (37) [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Cinema, história e educação: racismo e ensino de História em O Assalto ao Trem Pagador
  • Autor: Nascimento, Jairo Carvalho do ; Silva, Genilson Ferreira da
  • É parte de: Em tempo de histórias, 2020-12, Vol.1 (37)
  • Descrição: Este artigo, desenvolvido a partir de estudos articulados entre os grupos de pesquisa “Cinema, História e Educação: Teoria e Mediação Pedagógica” (UNEB/CNPq) e “Núcleo de História Social e Práticas de Ensino” (UNEB/CNPq), tem por objetivo analisar O Assalto ao Trem Pagador (1962), de Roberto Farias, em duas perspectivas de leitura: evidenciar e problematizar questões raciais presentes no filme e sua relação com o seu contexto de produção, bem como apresentar, do ponto de vista do ensino de História, orientações da maneira como trabalhá-lo em sala de aula no Ensino Médio. Para atingir tal fim, metodologicamente, utilizaremos como fontes, além da obra fílmica, matérias de jornais, revistas, pareceres de censura e releases. Do ponto de vista teórico, dialogaremos com diversos autores, dentre eles, para o campo da relação cinema/história, com Marc Ferro, Pierre Sorlin, Michele Lagny e Julio Montero, e para o campo da relação cinema/ensino, com Alain Bergala, Javier Fernández Sebastián, Jörn Rüsen, Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli. A reflexão acerca do ensino de História procura atender aos objetivos da Lei 10.639/2003 e com eles contribuir.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.