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Desenvolvimento global das crianças pré-escolares da rede pública de ensino da região do Butantã, cidade de São Paulo, frente à qualidade da educação infantil

Crozatti, Renata Antunes Alveno

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2022-08-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento global das crianças pré-escolares da rede pública de ensino da região do Butantã, cidade de São Paulo, frente à qualidade da educação infantil
  • Autor: Crozatti, Renata Antunes Alveno
  • Orientador: Brentani, Alexandra Valeria Maria; Grisi, Sandra Josefina Ferraz Ellero
  • Assuntos: Desenvolvimento Global; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Rede Pública De Educação Infantil; Child Development; Child Rearing; Global Development; Public System Of Early Childhood Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O desenvolvimento infantil pleno requer boas condições de saúde, nutrição, segurança, cuidado parental e aprendizado. Existem evidências científicas que apontam a influência da educação infantil no desenvolvimento global da criança. Estimativas indicam que existem milhões de crianças, menores de 5 anos, de países subdesenvolvidos, em risco de não atingir seu desenvolvimento pleno. Este estudo analisou o desenvolvimento global de uma amostra de crianças da rede pública de Educação Infantil de São Paulo, Brasil, por meio da escala IDELA, avaliou a qualidade das instituições em que elas frequentavam utilizando escalas ITERS-R e ECERS-R e, por fim, verificou as associações entre a qualidade da instituição e o desenvolvimento das crianças, controlando fatores sociais e ambientais. A amostra analisada contou com a participação de 45 instituições de Educação infantil (EI), entre CEI e EMEI, e 435 crianças, de 3,5 à 6 anos, pertencentes a estas instituições. O resultado das avaliações do desenvolvimento mostrou pontuação geral abaixo da média nas crianças das CEI (m) 0,37 e na média nas crianças das EMEI (m) 0,51. O nível de qualidade escolar no geral foi satisfatório nas pontuações de ambas instituições CEI (m) 4,15 e EMEI (m) 4,13. Foram analisadas as associações possíveis entre o desenvolvimento total e por domínios (motor, pré-escrita, pré-matemática, socioemocional e funções executivas) e a qualidade total da EI por meios de regressões lineares, que não indicaram associações positivas entre os domínios do desenvolvimento e a qualidade da educação infantil, com baixo nível de significância estatística. Esse resultado sugere que o número de instituições avaliadas foi baixo e com baixa variabilidade nas pontuações, que pode ter prejudicado a avaliação dos resultados, e a interdependência de diversos fatores contextuais, como sociais, domésticos e escolares associados ao desenvolvimento infantil. Em conclusão, este estudo constituiu uma tentativa de entender associações entre os domínios do desenvolvimento das crianças e a qualidade da educação infantil, além de trazer dados escolares e socioeconômicos fundamentais para entender o contexto de vida das crianças pré-escolares da rede pública de ensino; contudo, mais estudos longitudinais são necessários para se obter resultados precisos sobre as associações possíveis entre o desenvolvimento infantil e a qualidade da EI
  • DOI: 10.11606/T.5.2022.tde-19012023-123644
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2022-08-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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