skip to main content

Avaliação do estado nutricional de alunos do primeiro ano do ensino fundamental de escolas públicas de São Bernardo do Campo (SP)

Parreira, Ligia Mara

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2007-08-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação do estado nutricional de alunos do primeiro ano do ensino fundamental de escolas públicas de São Bernardo do Campo (SP)
  • Autor: Parreira, Ligia Mara
  • Orientador: Conde, Wolney Lisbôa
  • Assuntos: Antropometria; Escolares; Estado Nutricional; Excesso De Peso; Retardo De Crescimento; Obesidade; Anthropometry; Overweight; Obesity; Nutritional Condition; Growth Lateness; School Ages
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Coleção Audioteca da FSP/USP
  • Descrição: Introdução - A avaliação do estado nutricional é fundamental para a vigilância da saúde infantil e a antropometria tem sido um método eficaz para diagnosticar a presença e a magnitude dos problemas nutricionais. Objetivo - Avaliar o estado nutricional dos ingressantes do ensino fundamental da cidade de São Bernardo do Campo (SP). Métodos - O estudo é transversal e é parte de projeto mais amplo para avaliar escolares do Município de São Bernardo do Campo. Para a realização da pesquisa foi selecionada uma amostra probabilística dos escolares ingressantes do ensino fundamental do município em 2005. A caracterização demográfica e socioeconômica foi obtida por meio de um questionário estruturado. Para avaliação do estado nutricional foram utilizados dados de peso, altura e das dobras cutâneas triciptal e suprailíaca. Os índices altura-para-idade e peso-para- idade foram calculados segundo a curva de referência do Center for Disease Conntrol (2000). Crianças com medidas dois desvios-padrão abaixo do valor mediano da população de referência foram consideradas em déficit de crescimento. Excesso de peso e obesidade foram definidos pela comparação dos valores do Índice de Massa Corporal-para-idade com os respectivos valores críticos propostos pela lnternational Obesity Task Force (2000). Foram utilizados modelos de regressão logística multivariada, em cada sexo, para identificar as variáveis associadas ao excesso de peso. Resultados - A classificação do estado nutricional apontou: 2,5% de prevalência do déficit de crescimento, 20,2% de excesso de peso e 7,7% de obesidade. O coeficiente de Pearson para associação entre o IMC e a dobra cutânea do tríceps foi 0,83 para os meninos e 0,86 para as meninas. No sexo masculino, as variáveis associadas ao excesso de peso, no modelo multivariado, foram: tipo de serviço de saúde (OR: 3,23; IC 95% 1,68 - 6,22) e índice altura para idade (OR: 2,47; IC 95% 1,72 - 3,55); no sexo feminino foram: escolaridade materna (OR: 1,12; IC 95% 1,01 - 1,24), hábito de ir para escola caminhando ou de bicicleta (OR: 0,48; IC 95% 0,27 - 0,85) e índice altura para idade (OR: 1,84; IC 95% 1,38 - 2,45). Conclusão: Foram observadas baixas prevalências de déficit de altura e altas prevalências de excesso de peso e obesidade. Este perfil nutricional reforça a importância do monitoramento do estado nutricional de escolares e indica a conveniência de políticas públicas voltadas para esse grupo etário.
  • DOI: 10.11606/D.6.2007.tde-30092022-134906
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2007-08-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.