skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Avaliação de tecnologia educacional sobre febre maculosa: ensaio clínico randomizado

Bragagnollo, Gabriela Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2023-05-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação de tecnologia educacional sobre febre maculosa: ensaio clínico randomizado
  • Autor: Bragagnollo, Gabriela Rodrigues
  • Orientador: Camargo, Rosangela Andrade Aukar de; Ferreira, Beatriz Rossetti
  • Assuntos: Aprendizagem Por Associação; Promoção Da Saúde; Prevenção Em Saúde; Materiais De Ensino; Inquéritos E Questionários; Tecnologia Educacional; Febre Maculosa; Epidemiologia; Avaliação Educacional; Conhecimento; Educação Em Saúde; Epidemiology; Teaching Materials; Surveys And Questionnaires; Rocky Mountain Spotted Fever; Learning By Association; Knowledge; Educational Evaluation; Educational Technology; Health Prevention; Health Education; Health Promotion
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo geral desse estudo foi avaliar a eficácia de um Laboratório Interativo versus uma Aula Expositiva para aquisição de conhecimento cognitivo sobre Febre Maculosa (FM) em alunos do ensino médio e profissionalizante de duas cidades brasileiras de região endêmica. Para alcançá-lo, foi preciso identificar o conhecimento prévio da população, desenvolver uma intervenção (metodológico) e testá-la (ensaio clínico), o que resultou na elaboração de quatro artigos e um relatório científico. O primeiro artigo se trata de um estudo metodológico, em que foi apresentado o percurso da construção, bem como o processo de validação de aparência, conteúdo e semântica. Os resultados da validação mostraram um índice de validade de conteúdo superior a 0,8 para a grande maioria das variáveis e o Laboratório Interativo foi avaliado de forma positiva pelos participantes do estudo. O segundo artigo, também estudo metodológico, teve como objetivo construir e validar um questionário de avaliação cognitiva, chamado de Quiz, para avaliar o conhecimento dos participantes antes e após a participação no Laboratório Interativo. Este Quiz alcançou concordância satisfatória entre os juízes e população alvo, o que garante ser um instrumento adequado para o processo de avaliação sobre a temática investigada. O terceiro artigo foi uma revisão integrativa da literatura, que sintetizou e interpretou estudos sobre as ações de educação em saúde sobre FM. Realizaram-se buscas sistemáticas em seis bases de dados, complementadas por buscas manuais. A amostra final foi composta por cinco artigos, analisados segundo os preceitos da análise de conteúdo dedutiva. Esta revisão permitiu identificar que, apesar das discussões sobre educação em saúde em FM serem de relevância mundial para a Saúde, ainda há uma escassez de trabalhos voltados integralmente para esta prática. O quarto artigo foi referente a avaliação do Laboratório Interativo sobre FM, tratando-se de um ensaio clínico randomizado. Participaram do estudo 458 alunos divididos em quatro grupos: Grupo Intervenção da cidade A que participou do Laboratório Interativo, Grupo Comparação da cidade A que participou da Aula Expositiva (alunos área da saúde); Grupo Intervenção da cidade B que participou do Laboratório Interativo e Grupo Comparação da cidade B que não participou de nenhuma Atividade (alunos de diversos cursos). O conhecimento dos alunos foi avaliado antes e após a intervenção com aplicação do Quiz sobre FM. Os resultados referentes a comparação intergrupos mostrou que os alunos que participaram do Laboratório Interativo apresentaram melhora no conhecimento na maioria das variáveis em comparação aos outros grupos, embora o conhecimento também tenha aumentado no Grupo Comparação-Aula Expositiva. Na comparação intragrupos, os alunos que participaram do Laboratório Interativo apresentaram um ganho significativo de conhecimento em comparação aos alunos que participaram da Aula Expositiva, e bem maior que àqueles que não participaram de nenhuma atividade. Por fim, buscando auxiliar a promoção em saúde em relação a doença FM, compreendemos a importância de elaborar uma Tecnologia Educacional em formato audiovisual. Assim, foi construído um conjunto de quatro vídeos educativos sobre FM para estudantes de 6 a 12 anos, acompanhado de manual pedagógico ao professor/educador. Trata-se de um recurso educativo para ser utilizado em sala de aula, com intuito que o tema seja trabalhado de forma transversal nas escolas para facilitar a construção do conhecimento e fortalecer o empoderamento dos alunos frente as suas decisões em saúde. Tomados em conjunto, os resultados obtidos nesta Tese mostram a urgência de ações voltados para esta temática, evidenciando o pioneirismo e inovação do estudo. Desta maneira, além de contribuir com a literatura, esse trabalho atende a uma demanda social ao elaborar um recurso educativo que contempla as necessidades de saúde de um grupo, mais especificamente, uma população que vive em região considerada endêmica para FM.
  • DOI: 10.11606/T.22.2023.tde-12072023-151052
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-05-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.