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Avaliação fonoaudiológica em idosos institucionalizados

Tábata Pierini Foelkel Mayra Beatriz Zandoval; Magali de Lourdes Caldana; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (13. 2005 Santos, SP)

Anais Santos : SBFa, 2005

Santos, SP 2005

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  • Título:
    Avaliação fonoaudiológica em idosos institucionalizados
  • Autor: Tábata Pierini Foelkel
  • Mayra Beatriz Zandoval; Magali de Lourdes Caldana; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (13. 2005 Santos, SP)
  • Assuntos: FONOAUDIOLOGIA; IDOSOS
  • É parte de: Anais Santos : SBFa, 2005
  • Notas Locais: Publicação em CD-ROM
  • Descrição: O envelhecimento é um processo progressivo e degenerativo, não sendo determinado por fatores ambientais, mas podendo ser modificado por eles. Este processo pode ser influenciado por fatores psicológicos e sociais, agravando certas manifestações patológicas, inclusive de origem fonoaudiológica. Objetivo: Melhorar a qualidade de vida dos idosos institucionalizados, detectando as principais alterações e encaminhamentos necessários. Metodologia: foi necessário aplicar um questionário com a coordenadora da instituição, objetivando delinear as necessidades e o interesse na realização do programa, sendo que este era composto por questões relacionadas à caracterização da instituição e da população. Feito isto, foi elaborado um protocolo de avaliação de linguagem para aplicar nos idosos. Resultados: após aplicação do questionário pode-se constatar que, relacionados aos problemas fonoaudiológicos, 13 idosos apresentam deficiência auditiva, 03 apresentam distúrbios da voz, 03 da motricidade oral, 06 da linguagem e 06 da comunicação oral. Relacionados a outros problemas: 02 apresentam deficiência visual, 02 alterações neurológicas, 06 deficiência motora, 13 acamados e 13 têm problemas psiquiátricos. Nas avaliações fonoaudiológicas 28% dos idosos participaram das avaliações e destes, 65% participaram das avaliações de linguagem escrita, no qual encontraram-se adequados os seguintes aspectos: 76% de compreensão e expressão oral, 88% de linguagem
    automática, 73% de denominação, 94% de evocação, 91% de repetição, 78% de praxias buco-faciais, 89% da compreensão da escrita, 89% da leitura em voz alta, 52% da cópia e 60% da compreensão textual. Conclusão: A principal causa da inserção dos idosos nesta instituição foi à falta de respaldo familiar e as dificuldades financeiras. Já, por meio das avaliações e observações constatou-se a presença de alteração das habilidades da comunicação oral e queixas de audição, voz e deglutição. Por fim, pôde-se concluir que cada idoso enxerga o processo de envelhecimento de uma determinada maneira, e que a maioria esta desestimulada a melhorar sua qualidade de vida.
  • Editor: Santos, SP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: Resumo OCS 0268.
  • Idioma: Português

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