skip to main content

Análise do discurso e ensino de história - trajetória e sentidos

Ardenghi, Luen Maraucci Rubião

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2013-05-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise do discurso e ensino de história - trajetória e sentidos
  • Autor: Ardenghi, Luen Maraucci Rubião
  • Orientador: Tfouni, Leda Verdiani
  • Assuntos: Análise Do Discurso; Ensino De História; Livros Didáticos; Discourse Analysis; Teaching History; Textbooks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho aborda, fundamentado na Análise do Discurso pêcheutiana, discussões acerca do funcionamento e das formações discursivas, que constituem, ao longo da trajetória do Ensino de História no Brasil, posições de saber/poder formadoras e perpetuadoras de práticas no interior das escolas (e que ressoam para outros espaços) que interditam posições dos alunos e de professores enquanto intérpretes historicizados. Através de análises, embasadas no paradigma indiciário, busca-se pela compreensão da construção e produção discursivas dos currículos para o Ensino de História no Brasil. Há a intenção de entender os dispositivos discursivos que permitem e legitimam práticas e pensamentos calcados na trajetória dos currículos, metodologias, situações de aprendizagem, avaliação e orientações aos professores referentes ao Ensino de História. Esse trabalho tem a intenção de suscitar questionamentos acerca da posição do próprio professor de História, tanto na abordagem que esse tem da mesma, como também possibilitar vieses interpretativos nas práticas com seus alunos em sala de aula, especialmente referentes à utilização dos livros didáticos.
  • DOI: 10.11606/D.59.2013.tde-11062013-164047
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2013-05-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.