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Fatores que influenciam o uso da bicicleta no acesso e integração com o metrô: estudo de caso da linha 4-amarela do metrô de São Paulo.

Fecchio, Leonardo Gonçalves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2018-12-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Fatores que influenciam o uso da bicicleta no acesso e integração com o metrô: estudo de caso da linha 4-amarela do metrô de São Paulo.
  • Autor: Fecchio, Leonardo Gonçalves
  • Orientador: Strambi, Orlando
  • Assuntos: Bicicletas; Integração; Metrô; Bicycle; Cycling Infrastructure; Influence Factors; Modal Integration; Shared Bicycles; Subway
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia de Transportes
  • Descrição: A dissertação apresenta um estudo de caso realizado na linha 4 - amarela do metrô da cidade de São Paulo, visando analisar os fatores que influenciam o uso da bicicleta no acesso às estações dessa linha. Foram realizadas 500 entrevistas nas plataformas de embarque, e nos bicicletários e pontos de bicicleta compartilhada próximos às estações da linha 4. O questionário utilizado tinha questões sobre a viagem interceptada e outros hábitos de viagem, características socioeconômicas dos entrevistados, além de solicitar o grau de concordância dos usuários com respeito a 12 afirmações relacionadas a fatores que influenciam positiva ou negativamente o uso da bicicleta. Uma análise descritiva da amostra permitiu uma avaliação preliminar das diferenças entre aqueles que acessam as estações por bicicleta e os que utilizam outros modos de transporte. Foram em seguida realizadas análises de correspondência simples que indicaram diferenças estatisticamente significativas quanto a comportamentos e hábitos de viagem entre ciclistas e usuários de outros modos para o acesso à estação. Finalmente, as respostas às 12 afirmações foram submetidas a uma análise fatorial por componentes principais, que levou à extração de três componentes principais: o primeiro relativo a aspectos que favorecem o uso da bicicleta (economia de tempo, dinheiro, infraestrutura e outros); referente ao ambiente (clima e topografia); e à segurança (pessoal e no trânsito). Os valores desses três componentes para cada indivíduo da amostra foram utilizados para a construção de um indicador de afinidade com o uso da bicicleta, que permitiu classificar os entrevistados em três grupos: Ciclistas, Potenciais Ciclistas e Não Ciclistas. A análise comparativa dos grupos gerados pelo indicador permitiu a identificação das características que distinguem os usuários de cada grupo, representando fatores importantes na decisão pelo uso da bicicleta. O conhecimento desses fatores e a maneira como influenciam os usuários é importante ferramenta para orientar a elaboração de políticas públicas que buscam aumentar o uso da bicicleta no acesso e integração com estações de metrô.
  • DOI: 10.11606/D.3.2019.tde-08032019-103112
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2018-12-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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