skip to main content

Promoção com redução de preços figurada como "nudge" e indutor de compra: aspectos "não racionais" da tomada de decisão do consumidor

Patricia Angelo de Castro Cotti Nuno Manoel Martins Dias Fouto

2021

Localização: FEA - Fac. Econ. Adm. Contab. e Atuária    (https://doi.org/10.11606/T.12.2021.tde-12112021-173223 )(Acessar)

  • Título:
    Promoção com redução de preços figurada como "nudge" e indutor de compra: aspectos "não racionais" da tomada de decisão do consumidor
  • Autor: Patricia Angelo de Castro Cotti
  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto
  • Assuntos: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; TOMADA DE DECISÃO; Consumer Behavior; Decision Making; Figurative Promotion; Nudge; Price Promotion; Promoção De Preços; Promoção Figurada
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A tese concentrou-se na promoção com redução de preços figurada e a influência "não racional" (subjetiva) na tomada de decisão do consumidor final, como indutor de compra e "nudge" modificador de comportamento. As literaturas econômicas de racionalidade, tomada de decisão e economia comportamental foram trazidas a discussão em conjunto com as literaturas de marketing (especificamente de promoção com redução de preço) e comportamento do consumidor. O estudo teve como objetivo verificar o aspecto de influência da promoção figurada na ação ou não ação de compra. Para levantamento dos dados, utilizou-se uma abordagem junto as redes sociais (Twitter), consideração final de 23.400 entradas válidas. Os dados foram obtidos programaticamente por meio da linguagem Python 3.9 e bibliotecas de emulação de browser Selenium e processamento de dados html BeautifulSoup. Considerou-se o recorte de produtos de higiene e beleza pela recorrência de compra envolvida. Como resultados, a existência de promoção figurada com influência na tomada de decisão como "call to action" e "nudge" fica comprovada. A tese aponta ainda para a existência de 11 tipos de comportamento relativos a promoções reais e/ou figuradas, considerando influência na tomada de decisão, "call to action", aspectos culturais/valorativos, preço de referência, justificativa de comportamento
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: 117 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.