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Avaliação biomecânica em novo desenho de implante cone Morse

Pereira, Monalisa Barbosa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto 2020-12-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação biomecânica em novo desenho de implante cone Morse
  • Autor: Pereira, Monalisa Barbosa
  • Orientador: Ferracioli, Renata Cristina Silveira Rodrigues
  • Assuntos: Análise De Tensões; Teste De Materiais; Torque; Implante Dentário; Fadiga; Fatigue; Strain Analyse; Dental Implants; Materials Test
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Conceitos e princípios biomecânicos precisam ser incorporados no desenho dos implantes a fim de melhorar sua previsibilidade e aumentar as chances de sucesso clínico. Com isso, os implantes vêm sofrendo constantes modificações em sua macrogeometria, que podem interferir em sua resistência estrutural e na transferência de tensões na interface osso-implante. O objetivo desse estudo foi avaliar a perda de torque dos pilares universais antes e após ciclagem termomecânica, comportamento mecânico do conjunto implante-pilar protético após ensaio de fadiga acelerada progressiva e a transmissão de tensões de novo desenho de implante com conexão cone Morse através do ensaio de correlação de imagens digitais (CID). Para avaliar perda de torque, 20 conjuntos implante/pilar foram incluídos em resina de poliuretano a 30º (n=10), subdivididos em Controle (Cônico CM) e Teste (GoDirect CM) e submetidos a ensaio de ciclagem termomecânica sob frequência de 2 Hz, carga de 140 N, realizando 1.000.000 de ciclos, de acordo com a Norma ISO 14801. Para o ensaio de fadiga acelerada progressiva, foi realizado previamente o teste de resistência à compressão (n=3/grupo) para obtenção dos valores de resistência à fratura. Em seguida, 18 conjuntos de cada grupo foram dispostos em 3 perfis de estresse progressivo (leve, moderado e agressivo) e os dados submetidos a análise de Weibull e cálculo de confiabilidade para missões de 50.000 ciclos sob carga de 100 e 150 N. Para análise da distribuição de tensões foi confeccionado modelo em poliuretano (n=1/grupo), posicionado em Máquina Universal de Ensaios, utilizando sistema de análise com duas câmeras e carregamento estático de 250 N em posição axial e angulada a 30º. Ainda foram realizadas análises qualitativas em lupa estereoscópica, microscópio eletrônico de varredura e microtomografia computadorizada com o objetivo de ilustrar e observar visualmente os resultados encontrados nos ensaios anteriores. Os resultados da perda de torque foram analisados pelo modelo de regressão linear com efeitos aleatórios, houve diferença significante (p<= 0,05) entre grupos após ciclagem, onde o grupo Teste apresentou ganho de torque; e intragrupo, no grupo Controle, antes e após ciclagem, apresentando maior afrouxamento final (p<= 0,05). No ensaio de fadiga acelerada progressiva, não foi observada diferença significativa entre grupos quanto à resistência dos implantes, entretanto foi observada diferenças quanto à resistência característica e a confiabilidade do grupo Controle que apresentou maiores chances de sobrevivência. Na análise qualitativa da correlação de imagens digitais, os dados mostram maior concentração de tensões de tração no grupo Teste, no carregamento angulado, localizadas na região cervical do implante, no lado oposto a carga aplicada, e ao longo do corpo do implante. Considerando as limitações desse estudo, conclui-se que o novo macrodesenho de implantes cone Morse interfere negativamente no desempenho biomecânico e na transmissão de tensões para o osso subjacente.
  • DOI: 10.11606/D.58.2020.tde-07102022-165250
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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