skip to main content

História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula

Vannucchi, Andrea Infantosi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 1997-01-20

Acesso online

  • Título:
    História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula
  • Autor: Vannucchi, Andrea Infantosi
  • Orientador: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
  • Assuntos: Atividade De Ensino; História E Filosofia Da Ciência; História Da Ótica; Ensino De Física; Ciência E Tecnologia; Classroom Activities; History And Philosophy Of Science; History Of Optics; Science And Technology; Science Education
  • Descrição: Este trabalho discute a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o segundo grau. Procurou-se dar embasamento teórico para atividades com tal temática, tanto no que diz respeito a questões metodológicas, com a análise de resultados de pesquisas em Didática das Ciências, como, também, quanto aos conteúdos histórico e filosófico. Tomando-se como tema o episódio de aperfeiçoamento da luneta no século XVII, foram elaboradas duas atividades de ensino que têm como finalidades a discussão das relações entre Ciência e Tecnologia e o papel dos referentes teóricos dos cientistas na observação e interpretação de dados. As atividades foram introduzidas em sala de aula e analisadas através de seu registro em vídeo.
  • DOI: 10.11606/D.81.1997.tde-15062005-164939
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 1997-01-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.