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Características individuais e contextuais associadas ao bullying entre escolares no Brasil
Catarina Machado Azeredo Renata Bertazzi Levy; Paulo Rossi Menezes
2015
Localização:
FM - Fac. Medicina
(W4.DB8 SP.USP FM-2 A985ca 2015 Original )
(Acessar)
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Título:
Características individuais e contextuais associadas ao bullying entre escolares no Brasil
Autor:
Catarina Machado Azeredo
Renata Bertazzi Levy
;
Paulo Rossi Menezes
Assuntos:
BRASIL
;
BULLYING
;
ADOLESCENTES
;
FATORES DE RISCO
;
ANÁLISE MULTINÍVEL
;
ANÁLISE FATORIAL
;
COMPORTAMENTO DE RISCO
;
INSTITUIÇÕES DE ENSINO
;
INQUÉRITOS EPIDEMIOLÓGICOS
;
PESQUISA EDUCACIONAL
;
Adolescent
;
Adolescent Behavior
;
Análise Fatorial
;
Análise Multinível
;
Assunção De Riscos
;
Comportamento Do Adolescente
;
Comportamentos Saudáveis
;
Health Behavior, Health Surveys
;
Instituições Acadêmicas
;
Multilevel Analysis Factor Analysis Statistical
;
National Survey Of School Health
;
Pesquisa Nacional De Saúde Do Escolar
;
Risk Factors
;
Risk-Taking
;
Schools
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
O bullying escolar é um importante problema de saúde pública que vem sendo extensivamente estudado em países de alta renda. Nos países de baixa e média renda, características individuais e contextuais associadas ao bullying são pouco conhecidas. A presente tese é composta por três estudos. O estudo 1 objetivou realizar revisão sistemática sobre fatores contextuais associados ao bullying escolar. A busca utilizou as bases de dados MEDLINE, PsychInfo, Web of Knowledge e SciELO. Trinta e um estudos foram incluídos. Resultados sugerem associação entre maior desigualdade de renda em classes, escolas e países e maior risco de bullying. A relação entre tamanho da classe e da escola com bullying foi inconclusiva; escolas sem normas anti-bullying, com menor apoio e pior gestão da classe pelo professor tiveram maior risco de bullying. O estudo 2 visou identificar características individuais e contextuais associadas ao bullying verbal na escola, entre adolescentes brasileiros. Utilizou-se dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2009, com estudantes do 9º ano escolar. Realizou-se modelos de regressão logística multinível para identificar associações com variáveis de três níveis (indivíduo, escolas, cidades). A prevalência de bullying verbal em adolescentes brasileiros foi 14,2%. Somente 1,8% e 0,3% da variância do bullying verbal ocorreu nos níveis de escola e capital, respectivamente. Nenhuma característica das cidades se associou ao bullying. Escolas privadas apresentaram mais bullying que escolas públicas.
Desigualdade de renda não se associou ao bullying. Meninos, os mais jovens, os que não moravam com pai e mãe, os expostos à violência doméstica, os com baixo peso ou sobrepeso sofreram mais bullying. O estudo 3 objetivou identificar padrões de comportamento relacionados a saúde, incluindo bullying, entre adolescentes brasileiros. Utilizou-se dados da segunda edição da PeNSE, coletados em 2012. Realizou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, além de regressão linear para descrever características socio-demográficas associadas a cada padrão. Identificou-se três padrões de comportamento: o padrão "comportamento problema", compreendeu comportamento agressivo (incluindo bullying), consumo de álcool, cigarro e drogas e sexo não seguro; o padrão "comprometedor da saúde" incluiu indicadores de alimentação não saudável e comportamento sedentário; e o padrão "promotor da saúde" incluiu indicadores de alimentação saudável e atividade física. Os padrões "comportamento problema" e "comprometedor da saúde" se associaram aos mais velhos e aos residentes em regiões mais desenvolvidas, sendo o primeiro associado a escolas públicas e ao sexo masculino, enquanto o segundo ao sexo feminino. O padrão "promotor da saúde" se associou ao sexo masculino e aqueles com mães com maior nível educacional. Concluiuse que contextos de desigualdade parecem mais propícios à ocorrência de bullying de acordo com a revisão. Entretanto, dados do Brasil não corroboram essa hipótese para bullying verbal. Ambiente escolar com adoção de
regras anti-bullying e professores mais solidários devem ser estimulados. As características das escolas e cidades estudadas explicaram pouco o bullying verbal. Características individuais sugerem sub-grupos de maior risco, podendo subsidiar políticas anti-bullying. Perpetrar bullying compôs o padrão de "comportamento problema", indicando que as intervenções devem ser mais amplas e direcionadas a múltiplos comportamentos
Data de criação/publicação:
2015
Formato:
182 p.
Idioma:
Português
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