skip to main content

Avaliação de um curso para formação de tutores a distância

Sikota, Caroline Soares Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia, Escola de Enfermagem e Faculdade de Saúde Pública 2021-04-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação de um curso para formação de tutores a distância
  • Autor: Sikota, Caroline Soares Souza
  • Orientador: Junqueira, Simone Rennó
  • Assuntos: Educação A Distância; Tecnologia Educacional; Tutor; Distance Education; Educational Technology
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Apesar do crescimento da EaD, há carência de formação de profissionais para desenvolver atividades de ensino com o apoio das novas tecnologias. Pensando em promover uma experiência positiva de ensino e aprendizado a distância através das ferramentas disponíveis na plataforma Moodle e, considerando a importância do tutor neste processo, foi elaborado um curso para a formação de tutores a distância, utilizando a plataforma Moodle. Esta pesquisa consiste na análise da percepção discente sobre o curso, como uma das vertentes para avaliação do mesmo, quantitativa e qualitativamente, em suas duas ofertas, em 2019 e 2020. Na primeira edição do curso houve 14 (catorze) alunos concluintes e, na segunda edição, houve 08 (oito), totalizando vinte e dois (n=22). Para os dados quantitativos foi utilizado, nas duas edições do curso, um questionário de auto-avaliação e avaliação do curso, composto por cinco dimensões: 1) Autoavaliação; 2) Qualidade da interface; 3) Conteúdo do curso/ material didático/ mídias utilizadas; 4) Avaliação da tutoria; 5) Cumprimento dos objetivos do curso. O mesmo foi respondido pelos participantes no próprio ambiente virtual do curso, através de uma escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert. Para os dados qualitativos foram utilizadas as anotações dos alunos na ferramenta Diário, presente nas duas edições do curso; o campo em aberto do questionário online da 2a. edição e o texto transcrito de um grupo focal realizado com 6 cursistas, após a conclusão da primeira edição. Para análise dos dados qualitativos foi utilizado o software NVIVO®, com o qual foram construídas 9 categorias. A análise quantitativa indicou que a percepção sobre o Curso de Formação de Tutores pelos participantes foi positiva, em todas as dimensões. Os pontos fortes do curso pareceram estar relacionados ao desempenho da tutoria e ao material didático, sendo o tempo destinado à elaboração de tarefas considerado como uma das fragilidades. Pela análise qualitativa, os comentários também foram satisfatórios e mais referências foram feitas quanto ao cumprimento dos objetivos do curso e quanto às dificuldades, críticas e sugestões. Ter participado do curso agregou experiências que se somam à imagem e expectativa que se têm de um professor para a educação a distância. Considerando que o curso se propôs a nortear os participantes em relação ao papel de um tutor na educação a distância, a grande maioria dos participantes considerou-se apta, ao final do curso, para atuar como tutor em cursos a distância, em temas de seu domínio. É preciso mais estudos em relação à EaD e ao papel do tutor, para que tragam reflexões sobre essa temática, tão necessária para garantir a qualidade da EaD e para contribuir com o maior reconhecimento deste profissional.
  • DOI: 10.11606/D.108.2021.tde-21062021-103707
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia, Escola de Enfermagem e Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2021-04-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.