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Avaliação e acompanhamento de um programa de orientação e suporte psicossocial ao atendimento em atividades físicas para portadores de HIV/Aids

Pereira, Alexandre Vinicius Da Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2009-07-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação e acompanhamento de um programa de orientação e suporte psicossocial ao atendimento em atividades físicas para portadores de HIV/Aids
  • Autor: Pereira, Alexandre Vinicius Da Silva
  • Orientador: Figueiredo, Marco Antonio de Castro
  • Assuntos: Equipes Multidisciplinares; Hiv/Aids; Humanização; Humanization; Multidisciplinary Teams
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O trabalho voltado à saúde tem recebido uma atenção especial em dois enfoques: a humanização do atendimento e a formação de equipes multidisciplinares. A primeira propõe a valorização da dimensão psicossocial do atendimento, processo amplo, complexo, que passa pela quebra de protocolos, como a relação de autoridade entre profissional e paciente; a formação de equipes multidisciplinares encontra dificuldades inerentes ao caráter racional das ciências especializadas, que fragmenta o saber, perdendo a visão de totalidade. Promover a humanização e o trabalho multidisciplinar, foi a proposta de uma equipe atuando em uma academia de ginástica, criada para atender portadores de HIV/Aids. Formada por alunos e profissionais da Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, a equipe reunia-se para discutir aspectos técnicos e psicossociais referentes ao atendimento. O presente estudo teve como objetivo identificar elementos relacionados à apropriação do trabalho, produção de conhecimento derivado do atendimento prestado, e seus desdobramentos para a formação do profissional envolvido. Entrevistas individuais, realizadas junto aos participantes da equipe, permitiram a identificação de conteúdos referentes à avaliação do trabalho realizado, cujos significados foram, posteriormente, agrupados em categorias temáticas: a) Integração, cujos conteúdos se referiam à interação na equipe e desta com as pessoas atendidas; b) Produção do Conhecimento, envolvendo elementos para a construção do saber dentro da equipe, enquanto produto da apropriação da experiência informal ou acadêmica; c) Avaliação, enquanto crítica e autocrítica sobre o trabalho realizado, em função de metas não atingidas ou relacionadas ao trabalho multidisciplinar; d) Perspectivas, ou propensões para a continuidade das atividades, sejam no programa ou na carreira profissional. Tais categorias temáticas, enquanto elementos subsidiários á criação de um background para o atendimento humanizado em saúde, apontam para necessidades de mudanças importantes nos processos de formação em saúde, envolvendo formas de apropriação do trabalho no interior das equipes multidisciplinares.
  • DOI: 10.11606/T.59.2009.tde-18072009-112203
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2009-07-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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