skip to main content

Formação contínua de professores um contexto e situações de uso de tecnolgias de comunicação e informação

José Joelson Pimentel de Almeida Vinicio de Macedo Santos

2006

Localização: FE - Faculdade de Educação    (371.12 A447f )(Acessar)

  • Título:
    Formação contínua de professores um contexto e situações de uso de tecnolgias de comunicação e informação
  • Autor: José Joelson Pimentel de Almeida
  • Vinicio de Macedo Santos
  • Assuntos: EDUCAÇÃO PERMANENTE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO (EDUCAÇÃO); TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (EDUCAÇÃO); PROFESSORES
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação, resultado de uma pesquisa etnográfica realizada em determinada escola municipal da cidade de São Paulo, trata de contextos e situações de formação contínua de professores com o uso de tecnologias de comunicação e informação. Para o levantamento de dados, além de observações focais foram utilizados registros oficiais feitos pelos professores em horário coletivo e entrevistas a oito professoras da referida unidade escolar, a fim de orientar uma discussão para saber como ocorre (e se ocorre) a incorporação de tecnologias pelos professores e a relação disto com a sua formação contínua; analisar se esta incorporação é desencadeada por interesse próprio dos professores; e verificar quais são as possibilidades de formação mediante o uso destas tecnologias. Para orientar a análise dos dados coletados foram utilizados alguns conceitos fundamentais, quais sejam: contextos, situações e formação contínua de professores, inclusive no caso específico do uso de tecnologias de ) comunicação e informação. A formação contínua é entendida a partir dos conceitos de professor reflexivo e de professor pesquisador, sendo estes fundamentados em metáforas com origens no fenômeno da desregulação da Educação. Percebeu-se, neste trabalho, uma possibilidade metodológica para a proposição de situações didáticas de formação de professores em contextos semelhantes
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 192 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.