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Alimentação saudável na perspectiva dos estudantes de Nutrição do estado de São Paulo

Koritar, Priscila

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2018-03-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Alimentação saudável na perspectiva dos estudantes de Nutrição do estado de São Paulo
  • Autor: Koritar, Priscila
  • Orientador: Alvarenga, Marle dos Santos
  • Assuntos: Alimentação; Ciências Da Nutrição; Saúde; Ensino Superior; Estudantes; Nutricionistas; Nutritionists; Nutrition Sciences; Health; Food; Education Higher; Students
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: A alimentação é um dos fatores determinantes da saúde. Estudantes de Nutrição, quando formados, atuarão com base em sua percepção de alimentação saudável para promover, manter e recuperar a saúde por meio da alimentação. Por isso, sua percepção de alimentação saudável, que é variável e influenciada por múltiplos fatores, pode impactar a saúde e o atual cenário epidemiológico. Objetivo: explorar a percepção de alimentação saudável de estudantes de Nutrição do estado de São Paulo. Materiais e métodos: uma amostra de 625 estudantes de graduação em Nutrição de 42 instituições públicas e privadas localizadas em 25 municípios do estado de São Paulo, participantes do Estudo de Saúde dos Nutricionistas respondeu, de forma online, um questionário com abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvido para avaliar a percepção de alimentação saudável, a Escala de Silhuetas Brasileiras, a subescala Relação com a comida da Escala de Atitudes Alimentares Transtornadas, um questionário para avaliar comportamento de risco para transtornos alimentares (TA), além de questões de caracterização da amostra. Foram investigadas a associação entre a percepção de alimentação saudável e tipo de instituição, fase da graduação, sexo, estado nutricional, comportamento de risco para TA, satisfação corporal por meio do teste qui-quadrado; a relação entre a percepção de alimentação saudável e relacionamento com a comida por meio do teste de Mann Whitney; e a predição da percepção de alimentação saudável a partir das variáveis do estudo por meio de um modelo de Árvore de Classificação e Regressão. Resultados: Dos estudantes, 82,4% eram provenientes de instituições privadas, tinham em média 23,42 anos (DP=2,96), 93,4% eram do sexo feminino, 70,2% era eutrófica, 23,2% relataram algum comportamento de risco para TA, 85,0% estavam insatisfeitos com sua imagem corporal, 71,5% entendiam alimentação saudável exclusivamente do ponto de vista biológico e 28,5% consideravam alimentação saudável como um fenômeno biopsicossociocultural. A percepção de alimentação saudável esteve associada ao tipo de instituição de ensino e fase da graduação, sendo que estudantes de instituições públicas e no final da graduação, entendiam, em maior frequência, alimentação saudável como aquela que considera aspectos biopsicossocioculturais (p<0,001, para ambos). Não foram encontradas associações entre percepção de alimentação saudável e sexo (p=0,910), estado nutricional (p=0,552), comportamento de risco para TA (0,382) e satisfação corporal (p=0,352), nem relação entre percepção de alimentação saudável e relacionamento com a comida (p=0,159). A percepção de alimentação saudável pôde ser predita, com precisão de 66,4%, principalmente a partir do tipo de instituição, da percepção da função do nutricionista, do semestre da graduação, do nível de atividade física, do uso de artigos científicos como fonte de informação, da percepção corporal e da atitude com relação à manteiga, sendo o tipo de instituição de ensino o fator mais importante para classificar os estudantes segundo a percepção biológica e biopsicossociocultural da alimentação. Conclusão: A maior parte dos estudantes entende que a percepção de alimentação saudável está relacionada, principalmente, aos aspectos biológicos. Enquanto que uma parcela menor entende a alimentação saudável como um fenômeno biopsicossociocultural. A percepção de alimentação saudável esteve associada ao tipo de instituição de ensino e fase da graduação e não esteve associada a sexo, estado nutricional, comportamento de risco para TA, satisfação corporal e relacionamento com a comida. O estudo oferece como contribuição uma ferramenta para predição da percepção de alimentação saudável dos estudantes e uma reflexão sobre a formação do nutricionista, servindo de base para a proposição de estratégias de ensino que promovam a visão biopsicossociocultural da alimentação, saúde e Nutrição.
  • DOI: 10.11606/T.6.2018.tde-24042018-124142
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2018-03-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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