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O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental análise da pós-graduação "lato sensu"

Agnes Olschowsky Graciette Borges da Silva

2001

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T1954 )(Acessar)

  • Título:
    O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental análise da pós-graduação "lato sensu"
  • Autor: Agnes Olschowsky
  • Graciette Borges da Silva
  • Assuntos: ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA; ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); SAÚDE MENTAL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Interunidades em Enfermagem. EE/EERP
  • Descrição: O objeto de estudo desta pesquisa é o ensino de pós-graduação "lato sensu" de enfermagem psiquiátrica e saúde mental das Escolas de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto (USP/RP). Orientada pelo referencial histórico-estrutural, que supõe uma perspectiva dialética, essa prática é entendida como um processo dinâmico, contraditório e em transformação construído por seus atores na sociedade. O estudo tem entre seus objetivos caracterizar e analisar o ensino de pós-graduação "lato sensu" dos cursos referidos, identificando seus paradigmas, mudanças incorporadas e suas articulações com as propostas da Reforma Psiquiátrica. Os cursos da EEUFRGS e USP/RP são pioneiros e dinamizadores do ensino especializados da área, titulando os enfermeiros e consubstanciando a formação de novos cursos no país. De forma semelhante, respeitando as especificidades, ambos os cursos procuram a capacitação específica em enfermagem psiquiátrica, habilitando os profissionais para uma intervenção prática de qualidade. Apresentam uma abordagem teórica ampla das diferentes concepções da psiquiatria, caracterizando-se pela transmissão das idéias hegemônicas da área: a visão organicista da loucura e, ao mesmo tempo, apresentando as concepções da Reforma Psiquiátrica. Essas concepções antagônicas transmitidas nesse ensino, tem gerado movimento, possibilitado crítica, manutenção, reestruturação e inovação dos cursos
    estudados. Especialização é um processo de ensino que procura ampliar os conhecimentos e concepções da área, preparando os profissionais para intervir e transformar a prática. Essa formação tem o objetivo de capacitar o enfermeiro, oferecendo um saber teórico/prático que o diferencia na sua prática profissional. Esse ensino deve ser aproveitado como espaço político e de crítica, tendo presente a existência de limites e poderes, que podem ocasionar mudanças positivas ) e/ou negativas, mas que buscam construir/reconstruir esse ensino e a prática de enfermagem psiquiátrica
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 233 p.
  • Idioma: Português

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