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Madame d'Aulnoy e o conto de fadas literário francês do século XVII

Paulo César Ribeiro Filho Maria Zilda da Cunha

2023

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-17052023-142303 )(Acessar)

  • Título:
    Madame d'Aulnoy e o conto de fadas literário francês do século XVII
  • Autor: Paulo César Ribeiro Filho
  • Maria Zilda da Cunha
  • Assuntos: Madame d'Aulnoy; CONTO DE FADAS; LITERATURA -- HISTÓRIA; TEORIA LITERÁRIA; Narratologia Estrutural
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Marie-Catherine Le Jumel de Barneville, Madame d'Aulnoy (1652-1705), é comumente referenciada como autora do primeiro conto de fadas literário de que se tem notícia ("A Ilha da Felicidade", de 1690) e responsável pela atribuição do título "conto de fadas" (conte des fées) a um determinado tipo de narrativa de natureza fantasista que esteve em voga na França do século XVII. Contudo, apesar de sua relevância para a história da literatura ocidental, a vida e as obras Madame d'Aulnoy permaneceram praticamente desconhecidas no Brasil até meados do século XXI. A presente tese de doutorado se propõe a resgatar a memória da referida autora a partir do estabelecimento de um esboço de biografia e da tradução integral de seus vinte e quatro contos de fadas para o português brasileiro. A partir da revisitação da história da formação da ciência moderna, alia-se a potência da criação artística à expansão do imaginário cósmico advinda dos avanços da astronomia seiscentista e propõe-se o exame dos possíveis limiares interpenetrativos existentes entre a lógica e a fantasia especulativa. Ademais, conjugando contribuições teóricas da literatura comparada ( CARV ALHAL, 2006; NITRINI, 2021), da teoria literária (BOTTIGHEIMER, 2002; COELHO, 2016; ZIPES, 2021), da história da literatura (CHARTIER, 2004; DEJEAN, 2005) e danarratologia estrutural (BAL, 2021; DORFMAN, 1969), propõe-se o uso do termo "conto de fadas stricto sensu" em referência aos contos de Madame d'Aulnoy, visto a
    possibilidade de serem admitidos como "contos sobre fadas". Por fim, levanta-se vinte e um princípios composicionais até então concebidos como exclusivos da poética de d'Aulnoy, sobretudo em comparação com os contos de Charles Perrault (1628-1703), seu contemporâneo
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 900 p.
  • Idioma: Português

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