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Grupoterapia e enfermagem o estudante e a transição teórico-prática
Zeyne Alves Pires Scherer Ana Maria Pimenta Carvalho; Jose Onildo Betioli Contel
2005
Localização:
EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto
(Scherer, Zeyne Alves Pires )
(Acessar)
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Título:
Grupoterapia e enfermagem o estudante e a transição teórico-prática
Autor:
Zeyne Alves Pires Scherer
Ana Maria Pimenta Carvalho
;
Jose Onildo Betioli Contel
Assuntos:
ENSINO SUPERIOR (ENFERMAGEM)
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
O ensino da enfermagem, ao longo da sua história, vem sendo caracterizado pela constante implementação de mudanças curriculares nos cursos de graduação e discussões de propostas pedagógicas. Na atualidade, dentro do contexto bio-psico-social-econômico-cultural, tem sido necessário considerar a complexidade do ser humano e o meio em que vive, no sentido de viabilizar recursos que possibilitem a formação de profissionais competentes para lidar com os desafios do século XXI. Não se pode, portanto, perder de vista as visões humanitárias, ameaçadas pela própria contemporaneidade com suas relações virtuais e cada vez mais distante do toque e do calor humano. Os estudantes de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (EERP-USP), freqüentemente, trazem aos educadores as dificuldades que manifestam ao se depararem com as atividades da prática profissional do enfermeiro, nova para os mesmos, e os questionamentos e dúvidas que levantam em relação ao curso. Este estudo teve como objetivos: verificar através das verbalizações em grupo a existência de sentimentos de ansiedade, angústia e medo que, segundo a literatura, podem aparecer nos alunos de graduação em enfermagem na transição teórico-prática; discutir os resultados obtidos neste trabalho de grupo à luz das fases do desenvolvimento de grupo, com base no referencial de Yalom (1995) e Lasalle e Lasalle (2001); investigar a opinião das participantes do estudo sobre aspectos
positivos e negativos dos encontros grupais, através do procedimento de entrevista individual. O grupo foi realizado na EERP-USP, totalizando 16 encontros, com a participação de 12 alunas matriculadas na disciplina ERG-218 Fundamentos II. Trata-se de uma investigação qualitativa conduzida pela observação participante. O estudo envolveu três momentos: pré-grupo (passos que precederam a coleta de dados), encontros grupais (coleta de dados ) propriamente dita) e avaliação (através de entrevista individual). A análise de dados foi feita com base no levantamento de temas presentes em cada encontro, relacionando-os às fases do processo grupal (fase inicial, fase operacional e fase de término) e dos revelados nas entrevistas de avaliação. Estes temas foram discutidos através de comentários reflexivos. Fatores terapêuticos como: coesão, catarse, altruísmo e universalidade permearam os encontros grupais. Foram identificadas, ainda, características de funcionamento como apoio, ênfase no aqui-agora e diretividade como fatores que proporcionaram a estruturação do grupo. Conclui-se que, embora limitada a um grupo específico de alunos, esta estratégia de suporte foi útil e merece atenção de estudos futuros. O trabalho em grupo facilita as trocas de experiências relacionadas ao curso, bem como traz a oportunidade de exposição de medos e angústias, enfrentados pelos estudantes, auxiliando na formação de seres humanos incumbidos da tarefa de cuidar do outro.
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
132 p anexos.
Idioma:
Português
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