skip to main content

Análise de ferretina sérica antes e após a cirurgia bariátrica análise em pacientes dentados e edentados

Gerson Aparecido Foratori-Junior Andrade F. J. P.; Joselene Martinelli Yamashita; Adriana Rodrigues de Freitas-Aznar; Matheus de Carvalho Sales Peres; Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (33. 2016 Campinas)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 30, p. 54, res. AO0059, Sept. 2016. Supplement 1

São Paulo 2016

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Análise de ferretina sérica antes e após a cirurgia bariátrica análise em pacientes dentados e edentados
  • Autor: Gerson Aparecido Foratori-Junior
  • Andrade F. J. P.; Joselene Martinelli Yamashita; Adriana Rodrigues de Freitas-Aznar; Matheus de Carvalho Sales Peres; Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (33. 2016 Campinas)
  • Assuntos: CIRURGIA BARIÁTRICA; BOCA EDENTADA; PROTEÍNAS -- SANGUE; FERRO -- SANGUE; Ferretina Sérica
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 30, p. 54, res. AO0059, Sept. 2016. Supplement 1
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2016
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A sociedade tem alterado seu estilo de vida, principalmente os hábitos alimentares e a prática de atividades físicas, levando a um excesso de peso e ao sedentarismo, contribuindo com a obesidade. A cirurgia bariátrica é o tratamento mais efetivo para a obesidade e possibilita perda de peso e diminuição da mortalidade, no entanto, vários autores têm relatado altos índices de deficiência de ferro seguindo este tratamento. A perda total ou parcial dos dentes compromete o estado nutricional do indivíduo. O objetivo desse trabalho é avaliar os níveis de ferritina sérica no pré e pós cirúrgico para identificar se há relação com perda dentária. Cinquenta pacientes foram atendidos e selecionados no ambulatório do Hospital Amaral Carvalho, Jaú/SP. Os dados coletados referentes ao uso e necessidade de próteses, ausência ou presença dentária e dosagem de ferritina sérica foram registrados em uma ficha devidamente confeccionada. Na análise dos dados foram utilizados dados absolutos e relativos além da realização do teste t de Student, análise univariada, teste qui quadrado e odds ratio. Na fase pré cirúrgica não houve diferença significativa nos níveis de ferritina entre dentados e desdentados (p=0,436), no entanto, os níveis de ferritina sérica pós cirúrgico em indivíduos desdentados (usuários de prótese) obtiveram um aumento em relação aos níveis pré cirúrgicos e apresentaram uma diferença significativa para os dentados (p=0,024) Conclui-se que os indivíduos desdentados porém usuários de prótese dentária apresentam uma condição favorável no pós operatório quando se avalia os níveis de ferritina sérica
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 54, res. AO0059.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.