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A formação de professores – epistemologia e práxis criadora

Célia Borges, Maria ; Richter, Leonice Matilde

EccoS – Revista Científica, 2021-12 (59), p.1-16 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação

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  • Título:
    A formação de professores – epistemologia e práxis criadora
  • Autor: Célia Borges, Maria ; Richter, Leonice Matilde
  • Assuntos: Computer Assisted Instruction ; Dialectics ; Epistemology ; Materialism ; Praxis ; Social Systems ; Teacher education ; Teacher Improvement ; Teacher Qualifications
  • É parte de: EccoS – Revista Científica, 2021-12 (59), p.1-16
  • Descrição: A formação de professores é uma área de pesquisa que necessita de uma corrente filosófica orientadora. O objetivo do texto é discutir a formação de professores como epistemologia da práxis criadora, cujas reflexões e diálogo são orientados pelo materialismo histórico dialético.  A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica recorrendo a alguns autores da matriz filosófica como Marx (1982), Vázquez (1977), Vygotsky (2003,2005) e Kosik (2010), bem como ao tema formação de professores com base em autores como Schön (1997), Tardif (2002) e Pimenta (2005), entre outros.  Os resultados evidenciaram que nossa compreensão segue na contramão dos racionalistas práticos que concebem a Formação de Professores limitada ao mundo da consciência comum, sem garantir o desenvolvimento do pensamento científico sobre a docência, o qual a subsidia à apropriação e objetivação de uma práxis criadora.  Teoria e prática são fundamentais na formação docente, sendo a primeira orientada por uma matriz epistêmica.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Idioma: Português

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