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Perguntas como mediação: apropriação de conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental

Carvalho, Mariana Sales De Araújo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-03-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Perguntas como mediação: apropriação de conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Autor: Carvalho, Mariana Sales De Araújo
  • Orientador: Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
  • Assuntos: Aprendizagem; Educação Em Ciências Nos Anos Inicias; Ensino Por Investigação; Mediação; Pergunta; Research Teaching; Question; Mediation; Learning; Science Education In The Early Years
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A área de pesquisa que trata da Educação em Ciências no Ensino Fundamental tem apontado para a importância do Ensino por Investigação, que traz em seu bojo a possibilidade da mediação docente na condução das aulas. Nessa via, o presente estudo buscou investigar como a mediação da professora, realizada através de perguntas, vincula-se com o processo de apropriação dos conceitos científicos relacionados a bactérias, durante aulas de Ciências da Natureza em uma turma do 2º ano. Fundamentamos nossa pesquisa na perspectiva históricocultural. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, intitulada estudo de caso, com foco na observação participante. Utilizamos observações e gravações em áudios das aulas. Consideramos a mediação docente significadora enquanto unidade de análise. Consubstanciamos analisar o processo de apropriação de conceitos científicos relacionados a bactérias por meio de uma sequência didática composta por cinco aulas, que buscou problematizar os conceitos, inicialmente ancorados nos conceitos espontâneos que os alunos possuíam. A organização da análise transcorreu por meio das aulas, as quais fragmentamos em episódios, definidos de acordo com as premissas convergentes para o processo de apropriação do conceito científico, tais como: Zona de Desenvolvimento Proximal, Nível de Desenvolvimento Real, Conceitos Espontâneos, Perguntas da professora, Cognição Distribuída. Os resultados indicaram que a mediação docente significadora, materializada através das perguntas realizadas pela professora, potencializou a ascensão dos conceitos espontâneos para os conceitos científicos. Apreendemos que os movimentos discursivos ocorridos no percurso das aulas, promovidos pelas perguntas da professora, são elementos fundamentais para a abordagem de Ensino por Investigação. Além disso, tais implicações apontam que a prática docente dialógica contribui para o protagonismo dos alunos, e, em consequência, para a sua aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.48.2019.tde-23052019-181003
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-03-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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